A votação que vai definir qual trabalho será executado pelo projeto Re.Viva Bozano, na segunda quadra da via, encerra no dia 5 de novembro. Três propostas foram selecionadas pelo corpo técnico de jurados e lançadas na “Plataforma Modo”, onde estão à disposição da comunidade para serem avaliadas e, claro, votadas. A votação iniciou na última sexta-feira (26).

Conforme o presidente do Instituto de Planejamento (Iplan), Daniel Pereyron, foram sete projetos avaliados pelos jurados, sendo que todos cumpriram as determinações feitas pela Prefeitura, que foi propor um ambiente de convivência moderno, com área revitalizada, ampliada e com mais circulação de pedestres.

“Foram projetos muito bem elaborados e de alto nível técnico. Só temos a agradecer a participação dos profissionais que estão contribuindo para a transformação da segunda quadra da Bozano. Agora, cabe à população definir qual proposta quer ver executada no espaço”, destacou Pereyron.

Todos os projetos propuseram espaços de convivência, com pinturas e artes no chão, parklets, esculturas, floreiras, luminárias, arborização e outros equipamentos voltados aos pedestres. A partir do dia 1º de dezembro, o trânsito de carros deve ficar em apenas uma faixa, devidamente segura às pessoas, com balizadores – sem estacionamentos até a Rua Serafim Valandro.

PROJETOS PARA VOTAÇÃO

(Descrições feitas pelos autores)

DESCRIÇÃO DO PROJETO A

“Segundo o Johann Wolfgang Von Goethe, criador da “Teoria das cores”, cores quentes como vermelho, laranja e amarelo são cores dinâmicas e estimulantes. Já cores frias como azul, verde e roxo, possuem propriedade calmante, são suaves e estáticas.

Com cores mais quentes para se adequar ao dinamismo do dia a dia, projetamos espaços de circulação ao longo da rua compartilhada, simulando a sombra dos edifícios existentes.

Já para momentos de descanso e lazer, projetamos o que chamamos de “ilhas de refúgio”, indicadas com cores frias e calmantes, com pallets, guarda-sóis e vegetações proporcionando um local agradável para descansar e se reunir com os amigos em pontos estratégicos ao longo da proposta.

Pensando no conforto das pessoas, projetamos dois locais para Food Truck, onde neles, as marquises dos prédios são maiores proporcionando abrigo em dias de chuva e frio.

Além disso, com o intuito de fazer uma execução colaborativa do projeto, representamos as lixeiras com tambores de óleo de 200L, que no dia da execução, serão disponibilizadas para artistas fazerem sua arte em grafite, gerando assim um contato mais direto entre a população e o projeto a ser executado.

Pensando em deixar o ambiente mais harmônico e limpo, usamos como parâmetro um estudo que a Walt Disney fez sobre como deixar seus parques mais limpos e agradáveis ao olho humano. Nesse estudo, eles chegaram a conclusão que em trinta passos uma pessoa desembrulha um alimento e sente a necessidade de descarta-lo. Pensando nisso, em nosso projeto aplicamos uma lixeira a cada trinta metros, assim, a rua compartilhada inconscientemente acabará sendo limpa e harmônica”.

DESCRIÇÃO DO PROJETO B

“A proposta da intervenção está fundamentada na análise das interações sociais ans ruas de Donald Appleyard, que diz que a medida que o volume do tráfego aumenta, o espaço que as pessoas consideram ser seu território diminui.

O desenho do piso ainda faz menção às análises de Appleyard, o qual criou um mapa comportamental em relação as vias e suas velocidades. Dessa forma propomos um caminho fluído e legível que reforça essas relações.

Uma pavimentação íntegra e nivelada auxilia tanto as pessoas com necessidades especiais quanto pessoas com limitação de mobilidade. Além disso, um percurso claro e bem definido com boa sinalização, poucos obstáculos e pavimentação tátil nas travessias ajuda na compreensão do espaço e aumenta o conforto e segurança das pessoas.

Rampas nos pontos de cruzamento são sinalizadas por piso tátil e possuem a inclinação adequada a mobilidade integrativa. Na questão de drenagem urbana, propomos a implementação de um meio-fio com sarjeta de concreto que é resistente às ações do tempo e ideal para dar conta do fluxo de água sem danificar o asfalto”.

DESCRIÇÃO DO PROJETO C

“Quem caminha por lá, já teve a oportunidade de presenciar o lindo pôr do sol da cidade enquadrado pela perspectiva da rua. A partir disso, tirou-se partido para o desenho proposto no projeto. As linhas expressivas remetem aos raios solares que se projetam ao longo da rua. Essa forma consolida a união entre o passeio público existente com o novo espaço para pedestres, além de dar as pessoas a sensação de pertencimento pelo local que anteriormente não o tinham”.

*Com informações da Prefeitura de Santa Maria