Por Raul Pujol/Da Redação

Santa Maria deu início oficial à vacinação contra a covid-19, no final da tarde terça-feira (19), em cerimônia realizada no Centro de Referência Municipal da Covid-19. O município recebeu do Estado 4.200 doses da CoronaVac.

A enfermeira Talissa Farias Arruda, 36 anos, e a farmacêutica Catrine de Souza Machado, 30 anos, foram as primeiras pessoas a receber as dose da CoronaVac. Elas são servidoras da Prefeitura e atuam na linha de frente te na coleta de exames no Centro de Referência Municipal da Covid-19.

“São muitas emoções neste momento para nós que trabalhamos desde o começo da pandemia”, disse Catrine.

A enfermeira Talissa também comemorou o recebimento da dose de CoronaVac e enalteceu a ciência.

“A ciência mostrou que está aqui, que vale a pena as pessoas esperarem. A vacina foi autorizada pela Anvisa, então ela tem eficácia e segurança”, ressaltou

A 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) recebeu, por volta das 15h30, 8.400 doses de CoronaVac que serão distribuídas para os 32 municípios da região.

Destino das demais doses

As demais doses serão encaminhadas pelo Município para as seguintes instituições: Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), Pronto-Atendimento Municipal (PAM) do Patronato, Pronto-Atendimento da Tancredo Neves, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Hospital Regional, Hospital de Caridade Alcides Brum e Hospital Universitário de Santa Maria (Husm).

Em caso de um maior quantitativo de doses, lares que abrigam idosos também poderão receber os imunizantes, que serão destinados aos profissionais que atuam no cuidado aos abrigados. Cada instituição de saúde ou lar de idosos é responsável pela definição das pessoas que serão imunizadas.

Fotos e vídeos: Raul Pujol/SM24Horas