As precárias condições de conservação dos cemitérios públicos municipais é pauta recorrente de reclamações e, nos últimos dias, por intermédio do canal “Alô Comunidade”, denúncias de possíveis irregularidades nestes espaços foram recebidas pela vereadora Deili Silva (PTB).

Após uma vistoria in loco no Cemitério Ecumênico Municipal, em que foram constatadas algumas destas denúncias e, cumprindo com a sua função fiscalizatória, a vereadora Dr.ª Deili (PTB) protocolou na tarde desta quinta-feira (24), requerimento para formação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar possíveis irregularidades na administração dos cemitérios públicos.

Segundo justificativa contida no documento, o colegiado terá por finalidade averiguar denúncias de venda irregular de lotes, construção irregular de túmulos, descontrole na localização dos espaços e, ainda, violação de sepulturas em espaços que seriam de responsabilidade do poder público.

“A sociedade clama por esclarecimentos e, com base nas informações que recebemos, de potenciais irregularidades, não podemos nos furtar de investigar. No passado já existiu um grupo nesse sentido que fez vários apontamentos. O  que foi feito? O que mudou? Os responsáveis serão chamados às suas competências” frisou Dr.ª Deili.

O requerimento foi subscrito por outros 10 (dez) parlamentares além da vereadora e deverá constar na ordem do dia da Sessão da próxima terça-feira, 29 de outubro, para sua composição.

“Tão logo definidos os nomes iremos instalar este colegiado para iniciarmos os trabalhos, frisando que não nos restringiremos ao Cemitério Ecumênico pois existem vários outros com denúncias sobre a administração” disse a vereadora.

 

Crédito da foto: Arquivo pessoal