Política

A vereadora Dr.ª Deili (PTB) ocupou a tribuna da Câmara de Vereadores de Santa Maria na sessão desta terça-feira (05) para dar voz a um problema dos moradores do Bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizado na zona norte da cidade.

Segundo relatos recebidos pela parlamentar,  a aproximadamente 15 dias uma água passou a escorrer de forma permanente pela Rua Sete de Setembro, desde o seu início junto à Rua Casemiro de Abreu, e, mesmo em dias de sol, o volume é bastante intenso.

Com as chuvas que atingem a cidade nos últimos dias, o volume de água aumentou consideravelmente a ponto, conforme registros fotográficos e em vídeo recebidos, de inviabilizar que os moradores tivessem acesso às suas residências, como na segunda-feira (04). Além disto, o esgoto cloacal começou a ter refluxo para o interior das residências.

Tão logo tomou conhecimento dos fatos, a parlamentar determinou, ainda na manhã de segunda-feira, que o Gabinete Comunitário fosse até o local, conferir in loco a situação e, na ocasião, confirmou a gravidade do acontecimento.

“É lamentável percebermos que chegou a este ponto. Não precisa ser técnico para identificar que algo não está certo. Uma coisa é a água que desce do morro e necessita do devido despejo, outra, estar em via pública”, disse a vereadora.

A parlamentar, prontamente, contatou tanto a Prefeitura como a CORSAN, na busca de uma solução imediata, tanto para que o grande volume de água que sai de dentro do Clube Esportivo fosse cessado como, também, feita intervenção na rede de esgoto mas, nada de efetivo aconteceu.

“Enquanto os órgãos públicos, CORSAN e Prefeitura, ficam na troca de omissão, os moradores se sujeitam a não conseguirem entrar em suas residências e a ter esgoto em seus pátios. A CORSAN diz que a rede cloacal está sem problemas, todavia, gostaria de entender o que é este sem problemas quando o esgoto volta para dentro das residências?

Dr.ª Deili também registrou que não irá permitir que o caso permaneça desta forma e, ainda, pediu e recebeu apoio de outros vereadores para assinarem ofícios dirigidos à CORSAN, Prefeitura e Batalhão Ambiental da Brigada Militar para que ocorram fiscalizações no local e identificar a possível denúncia de obstrução de um córrego.

“Vamos fiscalizar tanto as autorizações para as construções feitas no entorno do Clube Esportivo, bem como, potenciais omissões dos órgãos públicos que, mesmo ciente do problema que estava acontecendo, nada fizeram”, finalizou.

 

Crédito da foto: Alysson Marafiga/Divulgação