A Unidade de Pronto-Atendimento 24h (UPA-24h) é referência para primeiro atendimento de Covid-19, desde o início da Pandemia.Em Santa Maria, segundo a Vigilância Epidemiológica, a unidade foi a que mais testou pessoas até o momento – com 5 mil amostras enviadas para análise. Esse número diz respeitos aos testes PCR, mas além dele, testes rápidos também são aplicados no local – ambos ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através da Secretaria Municipal de Saúde.

O teste PCR é o padrão de ouro de testagem para a Covid-19, realizado com o swab(cotonete) na narina ou garganta. Ele é utilizado para casos prioritários, como quem está com sintomas acentuados, trabalha na área de saúde ou está internado. É necessário saber que só é possível realizá-lo após três dias de sintomas. O PCR detecta se a pessoa está na fase de transmissão do vírus. O resultado pode demorar até 36 horas para sair, e a análise está sendo realizada em parceria com a Universidade Franciscana (UFN) e o Hospital Universitário (HUSM).

Já se a pessoa teve contato com alguém contaminado ou apresentou sintomas leves, é possível realizar o teste rápido único. Para esse tipo de testagem é necessário que o fato ou sintomas tenham ocorrido há pelo menos dez dias, para que os anticorpos sejam detectados no exame de sangue. Através da coleta é possível identificar se a pessoa teve contato com o vírus ou não. O resultado sai em até 20 minutos.

“A Upa realizou esses exames desde maio para todos que precisavam, com sintomas gripais leves ou graves, auxiliando no diagnóstico precoce da Covid-19 e reforçando a necessidade de isolamento dos positivos” – afirmou o médico infectologista, Dr. Guilherme Weber.

Vale ressaltar que antes de três dias de sintomas ou contato com alguém contaminado, os profissionais de saúde não são autorizados a efetuar testes, seguindo protocolo estadual. A recomendação é que a pessoa e familiares fiquem em isolamento em casa. O caso é notificado para a Vigilância Epidemiológica do município, que será responsável por realizar a coleta do teste domiciliar. O paciente fica responsável por entrar em contato pelo telefone (55) 3220-0390 e agendar a visita dos agentes.

Além disso, falar de testagem é falar de atenção integral a saúde, pois a coleta precoce não dá fidedignidade aos resultados e a coleta tardia coloca em risco a população. Diante disso é importante que as pessoas busquem o atendimento no tempo certo e forneçam informações coerentes com o seu estado de saúde.

 

Fonte: assessoria de comunicação UPA

Crédito da foto: SM24Horas/Arquivo