A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Rio Grande Energia (RGE Sul) e a Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL Energia) inauguram, na terça-feira (6), a Usina de Microgeração Solar Fotovoltaica instalada no campus sede da Universidade, em Camobi. Estarão presentes no ato o reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, e o presidente da RGE, José Carlos Saciloto Tadiello. A cerimônia de inauguração está marcada para as 10h, no prédio 9 E, próximo ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Em funcionamento desde o início do mês de outubro, a Usina de Microgeração Solar Fotovoltaica instalada na UFSM tem potência de 100 kW, com capacidade para fornecer energia para os prédios próximos à sua localização. A expectativa é que a estrutura gere uma economia de cerca de R$ 140 mil por ano para a Universidade.

A usina é uma das ações do Projeto de Eficiência Energética da UFSM, desenvolvido pela RGE Sul, por meio do Programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Além da usina, o projeto já viabilizou a substituição, por lâmpadas de LED, de 1,3 mil lâmpadas fluorescentes em salas de aula e espaços internos e 56 lâmpadas de vapor de sódio da Avenida Roraima. Também foi instalada uma Central de Monitoramento de Eficiência Energética, de onde os operadores podem acompanhar a geração de energia fotovoltaica e o funcionamento do sistema de iluminação da Avenida Roraima.

Uma próxima etapa do projeto está prevista para o início de 2019, quando serão instalados medidores de energia individualizados nas diferentes unidades acadêmicas e conectados à Central de Monitoramento, o que irá permitir uma otimização dos recursos.

Estarão presentes no ato o reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, e o presidente da RGE, José Carlos Saciloto Tadiello. A cerimônia de inauguração está marcada para as 10h, no prédio 9 E, próximo ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

*Com informações da UFSM

Foto: Divulgação/UFSM