Cerca de 30 agricultores oriundos de assentamentos e acampamentos gaúchos expõem seus produtos no Túnel da Reforma Agrária, na 26ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop), em Santa Maria. São em torno de dez bancas organizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

O produtor rural Idalêncio Machado participa quase todos os anos da Feicoop. Nesta edição, ele apresenta produtos de sua propriedade, no Assentamento Conquista de Luta, em Itacurubi-RS.

“Eu trouxe mudas de couve, limãozinho, bergamota e laranja de suco. Além de ovos e doce de leite, que já saíram tudo”, festeja Machado.

Na banca do produtor rural também estão produtos de outras 13 famílias da associação formada no assentamento, sobretudo, bolachas e biscoitos. No Túnel da Reforma Agrária também é possível encontrar diferentes qualidades de feijão, mandioca, amendoim, melado, geleias, pães, ervas medicinais, sucos e muito mais.

Hoje é o primeiro dia de comercialização na Feicoop, que fica aberta até as 20h. O evento ocorre até domingo (14), no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter.

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A FEICOOP

A Feicoop é uma grande escola de organização, formação de convivência, do voluntariado e dos Movimentos Sociais e Economia Solidária. São 26 anos de construção coletiva e interativa. É um braço do Fórum Social Mundial, que constrói um “Outro Mundo Possível” e uma “Outra Economia que já Acontece!”.

A 26ª EDIÇÃO

A 26ª Feicoop será realizada de 11 a 14 de julho de 2019, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria-RS, com o tema “Construindo a sociedade do bem viver: por uma ética planetária”.

LOCALIZAÇÃO

A maioria dos eventos da Feicoop ocorre em três grandes ambientes interligados, localizados na Rua Heitor Campos, Bairro Medianeira, em Santa Maria-RS: o Parque da Medianeira, onde são instalados os lonões dos seminários, o Palco da Feira e a Praça de Alimentação; o Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, onde se concentra a feira de produtos em pavilhões; e o Colégio Irmão José Otão, cujas salas de aula recebem oficinas, reuniões e encontros.

São em torno de dez bancas organizadas pelo MST. Fotos: Maiquel Rosauro/Divulgação

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO

Quinta-feira (11): Dia de chegada de caravanas. Não ocorre comercialização de produtos, apenas seminários de formação em Economia Solidária

Sexta-feira (12): 7h30min às 20h

Sábado (13): 7h30min às 20h

Domingo (14): 7h30min às 18h

INGRESSO

A entrada é gratuita em todos os eventos da Feicoop.

ALIMENTAÇÃO

O almoço será servido entre 11h30min e 14h e, este ano, terá o valor de R$ 15,00. O tíquete para o almoço deve ser adquirido na banca localizada no fundo do Pavilhão 1, de preferência, até as 10h de cada dia.

Cada almoço dá direito a um pedaço de carne. Se a pessoa desejar um segundo pedaço, deve adquirir um tíquete no valor de R$ 2,00.

A Feicoop também conta com Praça de Alimentação, junto ao Palco da Feira, no Parque da Medianeira, que serve lanches variados.

CAMPANHA JUNTOS PELA FEICOOP

Devido à falta de recursos para realização da 26ª Feicoop, o Projeto Esperança/Cooesperança e Cáritas Rio Grande do Sul desenvolvem a campanha Juntos pela Feicoop. A iniciativa visa obter recursos para garantir a estrutura física e logística da Feira.

Doações podem ser feitas, até o dia 31 de julho, pelo site http://caritasrs.colabore.org/Feicoop ou por depósito na conta corrente 30565-0 (Cooesperança), agência 0126 (Banco do Brasil) – CNPJ 93155067/0001.86.

EXPOSIÇÃO

Cerca de 1 mil expositores comercializam na Feira cerca de 10 mil produtos, entre agroindústria familiar, artesanato, alimentação, hortifrutigranjeiros, plantas ornamentais, serviços e produtos de povos indígenas.

*Com informações da assessoria de imprensa da Feicoop