A Prefeitura realizou, ontem (15), a tomada de preço para contratar empresa que realizará serviços técnicos especializados na área de mobilidade urbana para a elaboração do Plano Diretor de Transporte Coletivo Urbano de Santa Maria. Três empresas, sendo duas de Porto Alegre e uma de Caxias do Sul, apresentaram interesse para concorrer ao processo de licitação. A partir de agora, uma comissão especial vai analisar as propostas técnicas e financeiras de cada uma das empresas. Para esta etapa, não há prazo. Após este julgamento é que sairá uma empresa vencedora.

“Nossa intenção é que se faça no menor prazo possível, respeitando os prazos legais e buscando entregar um novo modelo de transporte coletivo urbano que funcione e seja mais eficiente em benefício do cidadão”, afirma o chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez.

Em julho deste ano, a Prefeitura apresentou a licitação para contratar serviços especializados de mobilidade urbana. Conforme o edital, uma vez assinada a ordem de serviço do Plano Diretor de Transporte Coletivo, o prazo é de até 180 dias para a conclusão de estudo que contempla, além do edital para a concessão, descrição dos pontos de paradas, frota, sistemas de tecnologia, qualidade dos serviços e ampliação da oferta do transporte, entre outros.

Outra exigência prevista é a discussão social. Para isso, serão realizadas reuniões e audiências públicas com diferentes segmentos da sociedade local. A elaboração da licitação culminou em um Grupo de Trabalho, coordenado pelo chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, para o acompanhamento do processo. O grupo foi formado ainda em abril e deverá elaborar trabalho conclusivo para embasar o processo para a concessão de transporte coletivo urbano.

 

Fonte: Assessoria de imprensa da Prefeitura

Crédito da foto: SM24Horas/Arquivo