Cidade

Na quinta-feira, dia 27, a tragédia da boate Kiss completa 100 meses. Para marcar esse dia, está prevista uma atividade com início às 11h, na Rua dos Andradas, no Centro de Santa Maria.

Conforme a diretoria da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), a ação que leva o nome de “100 meses sem justiça” marcará o início de um calendário com diversas intervenções que irão acontecer até o dia 1º de dezembro, data prevista para o inicio do júri dos quatro réus – os sócios da boate Kiss e dois integrantes da banda Gurizada Fandangueira.

O objetivo da campanha é fazer a sociedade relembrar, por meio de informações, as ilegalidades cometidas pelos réus, cujas ações provocaram 242 mortes e deixaram mais de 630 feridos.

A ação que será realizada na quinta-feira, que respeitará as normas de saneamento e de distanciamento, e terá um número restrito de participantes afim de evitar aglomerações, além disso a comissão organizadora irá distribuir máscaras e disponibilizar álcool gel aos voluntários.

Programação

–  Atividade presencial no dia 27 de maio, em frente à boate Kiss, em Santa Maria. Ação de lançamento da campanha;

– Atividades online dia 27 de maio com lives, twittaço e disseminação de material da campanha;

– Ao longo dos próximos meses: lives e entrevistas com mães, pais, sobreviventes da tragédia, assim como técnicos e especialistas que irão analisar todos os aspectos em que houve infração da lei pelos empresários e músicos antes e durante os acontecimentos do dia 27 de janeiro de 2013;

– Lançamento de documentário no segundo semestre do ano recontando a tragédia e o papel dos responsáveis;

– Vídeo com personalidades públicas pedindo justiça e responsabilização no caso da tragédia da boate Kiss.

Foto: SM24Horas/Arquivo