Entretenimento

Um dos eventos mais tradicionais e consolidados no calendário cinematográfico do país chega na 13ª edição com diversas atrações. O Santa Maria Vídeo e Cinema ocorre até 3 de novembro, com mostras competitivas de curtas-metragens na Praça Saldanha Marinho (confira programação abaixo). O lançamento do festival ocorreu na noite desta terça-feira (29), no Centro de Convenções da UFSM, com a exibição do longa-metragem “Legalidade”, do diretor gaúcho Zeca Britto.

“O festival projeta Santa Maria nacionalmente e reforça as características que todos precisamos ter de relações com os espaços públicos, como a Praça Saldanha Marinho. O lugar é peça fundamental de acesso à cultura, como é o SMVC”, falou o vice-prefeito Sérgio Cechin, durante a cerimônia de abertura do festival.

“Junto com os produtores culturais, estamos oportunizando o retorno do festival para a Praça Saldanha Marinho com toda a infraestrutura no local. Trata-se de um espaço extremamente relevante em que a população tem acesso a um outro segmento de cultura por meio de uma programação bem variada”, reforça a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Marta Zanella, também presente no ato, saudando um dos organizadores do SMVC, Luciano Ribas.

Neste ano, os homenageados são a crítica de cinema, Bianca Zasso, a diretora de Arte, Adriana Borba, e o diretor Zeca Brito. Os jurados desta edição são Diorge Konrad, Fabiana Pereira, Marilice Daronco, Melina Guterres e Sirmar Antunes. O tema desta edição é “Cinema para todas”, oportunizando uma reflexão sobre o protagonismo da mulher no audiovisual. O encerramento do Santa Maria Vídeo e Cinema ocorre em 3 de novembro, no Brique da Vila Belga, com a exibição dos vencedores.

A Prefeitura é copromotora da iniciativa, que é toda gratuita.

Confira aqui a programação completa do 13º Santa Maria Vídeo e Cinema.

Lançamento ocorreu na noite desta terça-feira, no Centro de Convenções da UFSM. Fotos: Prefeitura/Divulgação

 

Fonte: assessoria de imprensa da Prefeitura