O número de mortes decorrente do novo coronavírus em Santa Maria chegou, oficialmente, a marca de 51, nesta quarta-feira (16). Segundo dados da Prefeitura, hoje foram registradas mais duas novas mortes de moradores de Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) da cidade.

Abaixo, veja o histórico das vítimas:

– Idoso, de 90 anos, com registro de doença neurológica crônica e hipertensão arterial sistêmica. Em 28 de agosto, foi para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) com sintomas leves. Dois dias depois, deu entrada no Hospital Regional de Santa Maria e teve a confirmação de diagnóstico positivo para Covid-19 em 31 de agosto. O paciente não internou em UTI, mas utilizou suporte ventilatório não invasivo. O óbito aconteceu nesta quarta-feira (16).

– Idoso, de 76 anos, com registro do óbito em 31 de agosto e notificação à Prefeitura nesta quarta-feira (16). Em 9 de setembro, teve a confirmação do diagnóstico positivo da Covid-19 por meio de teste realizado por empresa particular. Não teve internação em hospital. A direção da ILPI não informou se o paciente tinha comorbidade.

Nota da Prefeitura sobre as ILPIs

A Prefeitura, por meio da Vigilância em Saúde, esclarece que, como em outras ILPIs do Município, realiza acompanhamento frequente desde o início da pandemia por meio de orientações e recomendações de órgãos institucionais. Ainda, nestas instituições onde aconteceram os óbitos, seguem sendo feitas vistorias das condições sanitárias dos locais, acompanhamento dos casos e testagem. Os resultados estão sendo aguardados pelo Município.