A campanha de vacinação contra a Covid-19 em Santa Maria passará a atender novo grupo a partir desta semana. Com a imunização dos trabalhadores da saúde, dos moradores de lares de idosos e das pessoas com 85 anos ou mais em andamento, a Prefeitura começará a vacinar profissionais liberais da saúde. A ordenação obedece a resolução 25 da Comissão Intergestores Bipartide, da secretaria estadual de Saúde.

A vacinação desse público-alvo ocorrerá nesta terça-feira (23), das 8h ao meio-dia, por meio de um drive-thru no Parque da Medianeira e na Praça Saldanha Marinho. Para receber o imunizante, o profissional precisa comprovar o exercício da atividade (confira abaixo). Em função disso, aposentados e estagiários, por exemplo, não se encaixam nesta ação.

Ao todo, serão disponibilizadas 1,6 mil doses contra a Covid-19. Essas doses já estão no Município e fazem parte da última remessa recebida. A previsão é de que Santa Maria receba novas vacinas também na próxima terça-feira, que serão destinadas para a continuidade desse público-alvo e dos idosos, com novas ações ainda a serem divulgadas. Paralelamente, segue a vacinação dos idosos acamados e seus cuidadores e a distribuição das segundas doses.

Campanha de vacinação contra a Covid-19 em Santa Maria

– Quando: terça-feira (23), das 8h ao meio-dia

– Onde:

Drive-thru no pátio da Basílica da Medianeira (para pessoas em veículos) – mil doses

Praça Saldanha Marinho (para pessoas a pé) – 600 doses

– Para quem:

profissionais liberais ou de estabelecimentos de saúde com atividade assistencial direta e presencial e com nível superior: médicos, biomédicos, médicos veterinários, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, nutricionistas, odontólogos, psicólogos, profissionais de educação física, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais

– Como comprovar:

Para receber a vacina, deve ser apresentado a carteira de habilitação profissional e um documento que comprove o exercício profissional (carteira de trabalho ou declaração ou atestado preenchido pelo empregador ou contrato de trabalho ou cadastro ativo ou alvará de funcionamento/localização)

– Não serão vacinados neste momento:

profissionais da saúde inativos ou aposentados;

profissionais que estão atuando a distância;

profissionais de nível técnico ou auxiliares;

estagiários

Fonte: assessoria de imprensa da PMSM

Foto: PMSM/Divulgação