A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, promove capacitações voltadas a profissionais que irão atuar no ambulatório voltado para transexuais e transgêneros de Santa Maria. Nesta quarta-feira (21), das 13h30min às 17h, no Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPeS) (Av. Fernando Ferrari, 1.185), profissionais do Município, em parceria com a ONG Igualdade, serão habilitados para melhor acolher o público-alvo do ambulatório.

A capacitação terá as participações de Bruno Henrique Popko, que atua na Coordenadoria da Diversidade Sexual, do governo do Estado, Chris Siberino, que é Miss Trans Diversidade de Canoas, a professora Martha Souza, ativista e pesquisadora de questões de gênero, e o advogado Alberto Barreto Goerch, presidente da Comissão da Diversidade Sexual e Gênero da Subseção Santa Maria.

Na próxima semana, representantes das secretarias de Saúde que integram a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde participarão de nova iniciativa sobre a Saúde da Política LGBT, uma vez que a efetivação do ambulatório está dentro desta política do governo do Estado. Será em 29 de agosto, das 13h30min às 17h, também no auditório da 4ª CRS (Rua General Neto, 100). Serão abordadas questões relacionadas à saúde LGBT, notificações de casos de violência, entre outros assuntos.

A Prefeitura viabiliza a concretização do ambulatório, que se dará conforme o projeto Transcender, apresentado ao Município por representantes da ONG Igualdade. A efetivação do espaço se trata de uma importante política pública voltada à população de transexuais e transgêneros de Santa Maria. Conforme a superintendente de Atenção Especializada, Cláudia Pinto Machado Melo, a intenção é que o ambulatório funcione junto à Policlínica Nossa Senhora do Rosário ainda neste segundo semestre do ano, com profissionais da rede, como psicólogo, ginecologista, urologista e demais especialidades, conforme demanda. A intenção é garantir atendimentos dignos aos transexuais e transgêneros por meio das iniciativas de saúde.

 

Fonte: Assessoria de imprensas da Prefeitura

Crédito da foto: Prefeitura/Divulgação