Cidade

Os professores das 23 escolas da Rede Municipal de Ensino que participam do programa Educação Gaúcha Conectada começaram, nesta terça-feira (26), um minicurso online de robótica. Neste momento, apenas um professor por instituição participa da formação, que será ministrada pelo professor Robinson Camargo, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que é parceira do programa.

O projeto prevê o desenvolvimento de um robô humanoide com materiais recicláveis. O objetivo é capacitar os professores sobre o ramo educacional e tecnológico da Robótica, que trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos eletrônicos integrados.

“Cada professor será um ponto focal na escola, e, posteriormente, vai ser o dinamizador das práticas aprendidas no minicurso de Robótica”, explicou a articuladora do Educação Gaúcha Conectada na cidade e coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTEM), Maritê Moro Neocatto.

Por meio do programa, cada escola participante vai receber 5 kits de robótica. Neste momento, está sendo disponibilizado apenas um por instituição para que o professor possa participar da formação.

Ressalta-se que a formação busca apresentar as aplicações da robótica nas disciplinas de Ciências, Matemática e Computação, abordando a situação presente e futura da robótica no contexto social. Serão abordados, também, os aspectos de reutilização e reciclagem de materiais consumidos no dia a dia.

O PROJETO

Com o objetivo de fomentar o uso de tecnologia como ferramenta pedagógica nas escolas públicas de Educação Básica, o BNDES promoveu uma chamada pública para apoiar projetos de incorporação de tecnologias digitais nas escolas. Todos os Estados puderam participar. Após definirem os municípios, os Estados escolheram suas cidades (Santa Maria e Cachoeira do Sul pelo Rio Grande do Sul), e, por fim, o Estado foi sorteado em primeiro lugar na Região Sul, à frente do Paraná e de Santa Catarina. As escolas estão sendo contempladas com notebook educacionais, carrinho e armazenamento e recarga de netbooks, kits de Robótica Educacional para o Ensino Fundamental, acessórios, ferramentas e materiais didáticos para salas criativas nas escolas e formação de professores.

 

Fonte: assessoria de imprensa da PMSM

Crédito da foto: PMSM/Arquivo