A Fiscalização Municipal Integrada completou quatro meses de atuação no último domingo (26). Ela foi criada pela Prefeitura de Santa Maria em 26 de março para assegurar o cumprimento das medidas sanitárias de segurança e de distanciamento social por parte da população em meio à pandemia de Covid-19. De abril até julho, 1.151 fiscalizações relacionadas à pandemia de Covid-19 foram realizadas. Do total, houve 395 notificações emitidas.

Cerca de 150 servidores estão mobilizados nas ruas e avenidas da cidade, 24 horas por dia, nos sete dias da semana, para atender às denúncias da população que chegam ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Em quatro meses, o Executivo Municipal recebeu 4.262 denúncias (cerca de 1.065 por mês, ou 35 por dia) – 2.816 delas, o que representa 66% do total, só de casos de aglomeração de pessoas em estabelecimentos comerciais e em vias públicas. A maioria ocorreu aos finais de semana.

Evolução e aperfeiçoamento do sistema de fiscalização

Santa Maria, nos últimos quatro meses, foi identificando quais as formas mais eficientes de combate à Covid-19 e mais eficazes para resguardar a saúde da população. Parcerias com a Brigada Militar e com a Polícia Civil foram firmadas, estabelecimentos comerciais tiveram horários de funcionamento restringidos, espaços públicos passaram por sanitização, academias ao ar livre e pracinhas foram interditadas, rondas protagonizadas pela Guarda Municipal foram intensificadas, a higienização das mãos com álcool em gel se tornou um hábito e houve a necessidade de determinar a obrigatoriedade do uso de máscaras.

Número de denúncias

Março – 0

Abril – 105

Maio – 954

Junho – 1.770

Julho – 1.433

 

Fonte: assessoria de imprensa da PMSM

Crédito da foto: PMSM/Divulgação