A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Fiscalização Municipal Integrada, realizou 115 vistorias entre a última sexta-feira (31) e o domingo (2). Na ocasião, 24 notificações foram emitidas. As ações ocorrem em meio à pandemia de Covid-19 como uma tentativa de frear a disseminação do vírus causador da doença, o novo coronavírus.

Os servidores que trabalham junto ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) receberam 263 denúncias ao longo do final de semana. Dessas, 209 foram por casos de aglomeração de pessoas tanto em via pública quanto em espaços privados, como residenciais e comerciais.

Ao checar as queixas, os agentes públicos constaram 10 casos de pessoas consumindo bebida alcoólica em ruas e avenidas da cidade, o que é proibido durante a pandemia, razão pela qual foram notificadas. Além disso, outras três notificações foram emitidas contra pessoas que não estavam respeitando o distanciamento social.

Os alvos das vistorias foram os que vêm a seguir: hotéis (2), bares (10), quadras esportivas (5), casos de pessoas consumindo bebida alcoólica em via pública (9), lojas (3), banco (1), postos de combustíveis (5), lancherias (6) distribuidoras de bebidas (7), restaurantes (7), barbearia (2), mercados (13), padarias (2), salão de festas (1), ambulantes (21) e casos de pessoas aglomeradas em vias públicas (21).

As notificações foram emitidas contra pessoas aglomeradas em vias públicas (3), consumindo bebida alcoólica em via pública (10), salão de festas (1), distribuidoras de bebidas (2), restaurante (1), lancheria (1), bares (2) e quadra de esportes (1). Quanto aos autos de infração, foram contra salão de festas (1), quadra de esportes (1) e bar (1).

Os servidores da Fiscalização Municipal Integrada fazem parte da Casa Civil, da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana. Eles foram treinados, têm domínio da legislação sanitária e dos decretos de isolamento social. Diariamente, estão nas ruas e avenidas da cidade realizando ações que buscam garantir a segurança da população por meio do cumprimento dos Decretos Executivos Municipais. Detalhes podem ser obtidos aqui.

Denúncias de descumprimento das medidas podem ser feitas à Guarda Municipal pelos números 153, (55) 99217-8122, 99167-4728 e 99167-8452 (os celulares, somente via WhatsApp). A Superintendência da Guarda Municipal enfatiza que esses números são exclusivos para o registro de denúncias.

 

Fonte: assessoria de imprensa da PMSM

Crédito da foto: João Alves/PMSM/Divulgação