No final da tarde desta quarta-feira (18), a Prefeitura divulgou um decreto suspendendo o funcionamento de casas noturnas, boates, casas de eventos, teatros, museus, circo, bibliotecas, sedes sociais de clubes e cinema em Santa Maria. A medida entra em vigor nesta quinta-feira (19) e é válida até o dia 30 de março. O objetivo é evitar casos de Covid-19 na cidade.

Além disto, o decreto também proíbe o funcionamento de brinquedotecas, espaços kids, playgrounds e espaços de jogos. Outra medida do texto impede também a realização de missas, cultos e reuniões de qualquer natureza em igrejas e templos.

Outra determinação do decreto é que academias, os centros de treinamentos e os centros de ginástica funcionarão, de forma restrita, sendo que a lotação não poderá exceder a 50% da capacidade máxima prevista no alvará de funcionamento.

“A posição técnica, neste momento, não é de um toque de recolher. Mas, de reclusão social e que a população permaneça em casa, saindo, apenas, em casos essenciais. Ressaltamos que a evolução do vírus é diária, e precisamos estar preparados para novas medidas”, destacou o chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez.

Comércio

A Prefeitura recomenda que o funcionamento das lojas se realize com equipes reduzidas, organizadas por escalas e com restrição ao número de clientes, como forma de controle da circulação/aglomeração de pessoas.

Ressalta-se, por fim, que os shoppings centers e centros comerciais deverão funcionar somente das 12h às 18h.

 

Crédito da foto: Prefeitura/Divulgação