As homenagens que marcaram os seis anos da tragédia na Boate Kiss, em Santa Maria, encerram neste domingo (27), na Praça Saldanha Marinho. A programação começou no sábado (26), quando foi realizado um seminário sobre prevenção de tragédias evitáveis, com a participação de especialistas em segurança, engenharia, direitos humanos e da imprensa. As atividades foram promovidas pela Associação de Vitimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), com apoio da Prefeitura e de outras entidades.

O prefeito Jorge Pozzobom participou dos dois dias de atividades e fez questão de estar próximo aos pais e familiares que realizaram o Janeiro 27 – 6ª edição para honrar a memória das vítimas e acolher os sobreviventes.

“Há seis anos as famílias mantêm a determinação de não deixar que a tragédia na Boate Kiss seja esquecida. Vim prestar minha solidariedade e reforçar meu compromisso de estar junto à associação, fazendo a parte que cabe ao Poder Público que não pode jamais se omitir em situações como essa”, afirmou Pozzobom.

Além de homenagens, as atividades deste domingo também contaram com a exibição de documentários audiovisuais produzidos para contar a história de luta por justiça, mantida pelos pais há seis anos.

O arquiteto paulista Felipe Zene Motta, vencedor do concurso público nacional finalizado em abril do ano passado, esteve presente na sexta edição do Janeiro 27 e teve a oportunidade de explicar detalhes do projeto para o Memorial às Vítimas da Kiss.

As atividades na Praça Saldanha Marinho encerraram com apresentações artísticas de dança e música, além de um momento de religiosidade com a participação do arcebispo Dom Hélio Adelar Rubert e de Renato Paz, representante da Sociedade Espírita Dr. Benjamin Potti.

Além das homenagens, evento também abriu espaço para discussões e palestras sobre segurança e prevenção. Fotos: João Vilnei/Prefeitura

Fonte: Prefeitura de Santa Maria