Devido ao temporal que atingiu Santa Maria na sexta-feira (11), diversos danos foram registrados em diferentes regiões da cidade. De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), choveu 115mm entre quinta e sexta. Por conta disso, o Executivo Municipal convocou uma reunião, na manhã deste sábado (12), para desenvolver estratégias para amenizar prejuízos, em um primeiro momento, e resolver os problemas, em um segundo. Na ocasião ficou definido que, emergencialmente, a Prefeitura de Santa Maria trabalhará na desobstrução de bueiros e manutenção da infraestrutura viária.

“Em função da forte chuva que caiu ontem (sexta) em nossa cidade, hoje, pela manhã, reuni as secretarias envolvidas diretamente nos serviços que serão realizados. Uma força-tarefa já esta na rua para resolver alguns problemas, como por exemplo o da Rua Floriano Peixoto com a Avenida Medianeira, onde se abriu um enorme buraco. As equipes estão trabalhando nele”, garantiu o prefeito em Exercício, Sérgio Cechin.

Prefeito em exercício, Segio Cechin, visitou alguns dos locais atingidos pela chuva. Fotos: Prefeitura/Divulgação

Ações emergenciais

Na tarde deste sábado, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) trabalhou no reparo da tubulação que rompeu na esquina da Rua Floriano Peixoto com a Avenida Medianeira, no Bairro Medianeira. A quantidade de chuva registrada durante o final da tarde de sexta danificou a estrutura e, com isso, o asfalto cedeu. O trecho foi isolado pela Defesa Civil Municipal, ainda na sexta, para garantir que não haja risco à integridade da população. A Corsan também ficou responsável pelos consertos na Avenida Fernando Ferrari, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes, que alagou, na sexta.

A Defesa Civil Municipal também buscou contato com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para que o órgão viabilize as ações necessárias junto à BR-287, no trecho próximo aos bairros Tancredo Neves, Juscelino Kubitschek e Nova Santa Marta, na Região Oeste da cidade, que foram as mais atingidas pelo temporal. A exemplo do que ocorreu na Floriano Peixoto, esquina com a Avenida Medianeira, o asfalto sofreu danos em função do acúmulo de água.

Ainda durante a tarde deste sábado, o Poder Público atuou na desobstrução de bueiros. A medida visa amenizar alagamentos. Ainda na Região Oeste, a Rua Maranhão, no Bairro Pinheiro Machado, recebeu a atenção do Executivo Municipal. A Prefeitura está em contato com a empresa responsável pela obra de drenagem pluvial da rua para tratar de soluções para o problema.

Cechin esteve na Rua Maranhão, bem como na João Lino Preto, para ouvir moradores sobre os problemas enfrentados com a chuva. Essas demandas devem subsidiar ações em beneficio da comunidade.

Já a Rua Oscar Henrique Zappe, no Bairro Itararé, e a Avenida Oswaldo Nobre, no Bairro Patronato, também tiveram seus bueiros desobstruídos.

A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos trabalha na elaboração da licitação para contratar uma empresa que fará a obra de manutenção da Rua Gomes Carneiro, no Bairro Menino Jesus, que também sofreu danos por causa da chuva. Neste sábado, os servidores atuaram na limpeza da Avenida Borges de Medeiros, no Bairro Medianeira, e intervieram na Rua Silva Jardim, esquina com a Rua Floriano Peixoto, no Centro, onde o asfalto cedeu após uma rede para escoamento da água da chuva romper. A Secretaria de Meio Ambiente também auxiliou na limpeza das vias públicas. As pastas trabalham, ainda, na desobstrução da Rua Pedro Américo, no Bairro Camobi, pois uma árvore cedeu e bloqueou a via.

Todo o trabalho que não puder ser concluído neste sábado, será retomado na segunda.

Desassoreamento

A partir de segunda-feira (13), a Prefeitura de Santa Maria trabalhará para levantar dados que possibilitem a liberação, pelo Governo do Estado, para providenciar o desassoreamento (dragagem) de rios cujos níveis subiram por causa da chuva e, por conta disso, põem em risco a população.

Uma reunião, na segunda, ocorrerá para tratar do assunto. Na mesma ocasião, o Executivo Municipal vai tratar dos projetos de macro e microdrenagem. Enquanto isso, os rios seguem sendo monitorados pela Defesa Civil.

 

Fonte: assessoria de imprensa da Prefeitura