Região

Em função da região de Santa Maria passar para a bandeira vermelha na última rodada do modelo de Distanciamento Controlado adotado pelo Governo do Estado, o prefeito Jorge Pozzobom e gestores de outros quatro municípios da região participaram de uma videoconferência com o governador Eduardo Leite nesta segunda-feira (15). O objetivo foi firmar um canal de diálogo com os prefeitos frente às restrições impostas para conter o avanço da pandemia de coronavírus.

“Destacamos muito o respeito à vida e às questões técnicas. Já apresentamos ao Estado o documento sobre o cadastro de sete novos leitos de UTI Covid pelo Hospital de Caridade. Esperamos que isso possa ser um ponto a ser levado em consideração no momento de revisar a cor da bandeira da nossa região”, explicou o prefeito Jorge Pozzobom.

Além do prefeito Jorge Pozzobom, a reunião contou com Tiago Gorski Lacerda, prefeito de Santiago; Leocarlos Girardello, prefeito de São Sepé; Paulo Ricardo Salerno, prefeito de Restinga Seca; Carlos Augusto Brum de Souza, prefeito de Tupanciretã e presidente da Associação dos Municípios da Região Centro do Estado (AM Centro), e com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo.

O governador Eduardo Leite demonstrou grande preocupação com o avanço da doença, principalmente porque a projeção da Secretaria Estadual da Saúde é de aumento da transmissão pelo vírus nas próximas semanas. Porém, disse que se os critérios técnicos apresentados pelos prefeitos estiverem corretos, caberá eventual mudança. Na videoconferência, o governador estava acompanhado do vice, Ranolfo Vieira Júnior, da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, e do procurador-geral do Estado, Eduardo Costa.

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual, Fabiano Dallazen, também presente na videoconferência, parabenizou os prefeitos pela postura respeitosa e de diálogo, destacando que os gestores poderão ser responsabilizados caso não cumpram as medidas de distanciamento social propostas.

O governo do Estado irá avaliar o documento enviado por Santa Maria com as solicitações dos prefeitos junto ao Comitê de Crise para, então, anunciar se a região trocará de bandeira.

Prefeitos solicitaram uma revisão da bandeira vermelha na região de Santa Maria. Fotos: Ariéli Ziegler/PMSM

 

Fonte: assessoria de imprensa da PMSM