Trinta famílias que residem próximo ao Rio Vacacaí, no Balneário Passo do Verde, no Distrito de Passo do Verde, interior de Santa Maria, deixaram suas casas. O motivo é a cheia. O Vacacaí está 7 metros acima do nível normal, devido ao temporal que atingiu a Região Central do Rio Grande do Sul no início da semana, e o nível do rio voltou a subir.

A região do Passo do Verde é monitorada desde terça-feira (29) pela Defesa Civil Municipal. Os agentes orientavam os moradores a deixar suas residências, já que a previsão é que a instabilidade climática deve se estender até o dia 5, próxima terça-feira.

Banheiros químicos serão instalados na região entre a tarde desta sexta (1º) e a manhã deste sábado (2). Já na próxima segunda-feira (4), deve haver entrega de água potável para os moradores que residem nos dois lados do Vacacaí.

A Defesa Civil permanece monitorando o local.

Como proceder em casos de desastres naturais

Consulte, clicando aqui, como agir em caso de desastres naturais. No documento, há orientações em relação a vendavais, inundações e alagamentos, deslizamentos e desabamentos de construções, raios, descargas elétricas e chuva de granizo. Em cada tema, há dicas e procedimentos a serem adotados para a segurança pessoal e da comunidade.

Locais para doação

As sedes da Defesa Civil Municipal (Rua Boa Vista, 50, no Bairro Pinheiro Machado) e da Guarda Municipal (Rua Sete de Setembro, 910, Bairro Perpétuo Socorro) estão abertas para receber doações que serão destinadas para as famílias atingidas. Entre o que é mais necessário, estão colchões, roupas e alimentos não perecíveis.

Os telefones para entrar em contato com os locais são estes:

Defesa Civil Municipal – (55) 3222-5192

Guarda Municipal – 153

Além desses números, é possível pedir ajudas por estes:

Defesa Civil Estadual – 199

Corpo de Bombeiros – 193

 

Fonte: assessoria de imprensa da Prefeitura

Crédito da foto: Prefeitura/Divulgação