O professor aposentado da UFSM João Carlos Cechella morreu na madrugada desta quinta-feira (03) aos 66 anos no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo. Ele era o mais antigo transplantando do coração do Sul do Brasil.

Cechella foi transplantado em 16 de maio de 1989, no Instituto de Cardiologia de Porto Alegre, por uma equipe coomandada pelo cirurgião Ivo Nesralla. Na época, ele tinha 35 anos e sofria de miocardiopatia dilatada.

Karin Cechella, sobrinha, conta que o tio estava internado desde setembro no Hospital de Caridade.

“O tio estava com uma forte gripe e não estava se sentindo bem, então resolveu internar. Após, sofreu com problemas de líquido no pulmão, os rins não estavam funcionando bem, então sobrecarregou o coração”, conta Karin.

Do tio, que atuou como professor de Educação Física da UFSM e chegou a ser campeão estadual de natação e recordista estadual em cem metros livres na década de 60, ficam as boas lembranças.

“Estamos todos de luto. O tio sempre foi um lutador e um guerreiro, a única coisa que ele queria era viver. Apesar da nossa tristeza agora ele descansou e temos certeza de está bem”, diz Karin.

O velório de Cechella ocorre na capela do hospital de Caridade. Na sexta-feira (04), o corpo será levado para Santa Rosa onde será cremado.

Cechella deixa esposa, dois filhos e dois netos.

 

Crédito da foto: Arquivo pessoal/Reprodução