A manhã deste sábado (13) foi de alegria para idosos que compareceram a um dos sete locais de vacinação contra a Covid-19. A primeira dose foi aplicada em 2.936 pessoas de 77 anos ou mais. Ao todo, estavam disponíveis 3,4 mil imunizantes e, por isso, a Prefeitura reforça que não há necessidade de as pessoas madrugarem em filas. Novas ações estão previstas para as próximas semanas.

O local foi a novidade desta edição aos pedestres do Centro do Município.  O amplo espaço garantiu mais comodidade aos idosos e aos acompanhantes, além dos profissionais da saúde e voluntários. A ação também ocorreu em outras três Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Clube 21 de Abril, no Bairro Itararé. Ainda, foram realizados dois drive-thrus para motoristas. Durante toda a manhã de sábado, o movimento foi ordeiro e constante. A Prefeitura informa que as pessoas de 77 anos ou mais que não compareceram à ação terão novas oportunidades, com dias e locais a serem divulgados.

O prefeito Jorge Pozzobom e o secretário de Saúde, Guilherme Ribas, acompanharam a iniciativa.

Dose dois aos idosos

Em 13 de abril, essas mesmas pessoas vacinadas serão chamadas novamente para receberem a segunda dose do imunizante. De acordo com o Ministério da Saúde, a previsão é que a imunização completa após a segunda dose ocorra cerca de 15 dias da vacinação. Além disso, mesmo após o esquema vacinal completo com as duas doses, é necessária a continuidade do uso da máscara de proteção, de álcool em gel ou higienização das mãos com água e sabão e evitar aglomerações.

Nesta sexta-feira (12), a Prefeitura deu início à aplicação da segunda dose aos acamados e cuidadores. Ao todo, 30 pessoas foram vacinadas pelos profissionais da saúde. A ação seguirá na próxima semana. O mesmo ocorrerá com os residentes em distritos de Santa Maria, que receberão o segundo imunizante nos dias 18 e 19 de março, e com os idosos de 85 anos ou mais vacinados em 19 de fevereiro. Já a imunização com a dose 2 aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente da pandemia já teve início e está tendo continuidade.

Fonte: assessoria de imprensa da PMSM

Fotos: Ariéli Ziegler/PMSM/Divulgação