A Prefeitura de Santa Maria divulgou os dados parciais da campanha contra a gripe. No Município, desde 10 de abril, 1.380 crianças de até 6 anos (7,94%) e 378 gestantes (14,32%) já receberam a dose, totalizando mais de 1.700 pessoas.

Por se tratar de uma nova estratégia do Ministério da Saúde, de dar ênfase a esses dois grupos neste primeiro momento, o Setor de Imunizações considera positivos os percentuais. Esse público pode procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou as Estratégias Saúde da Família (ESFs) de Santa Maria (confira abaixo).

A segunda fase de vacinação contra a gripe será de 22 de abril a 31 de maio para todos os grupos recomendados: gestantes e puérperas, crianças de até 6 anos, trabalhadores da saúde, indígenas, idosos, professores, pessoas com morbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade. Em 4 de maio, um sábado, será o Dia D, quando todas as salas de vacinação de Santa Maria estarão abertas, das 8h às 17h. É importante que as pessoas portem a carteirinha de vacinação ou, no caso dos doentes crônicos, a justificativa médica.

A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza, que provoca febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e mal-estar. Em 2018, 86,33% pessoas dos grupos recomendados foram vacinadas em Santa Maria. O maior problema da influenza são as complicações como otites e pneumonias, que podem levar à internação e até mesmo ao óbito.

 

 

 

Fonte: Prefeitura de Santa Maria

Crédito da foto: Arquivo/Prefeitura