Até o momento, foram realizadas nove capacitações, que já alcançaram 413 pessoas. Os encontros, que iniciaram na última semana de janeiro, ocorreram no Auditório Gulerpe e no Pronto-Socorro – responsável pelo primeiro atendimento e triagem dos casos no HUSM. No mesmo período, foram fixados cartazes de orientação nas entradas do hospital e elaborado um fluxograma de atendimentos. Participaram das capacitações profissionais de saúde do HUSM, acadêmicos, funcionários do PS, das equipes de higienização, hotelaria e regulação do hospital, bem como profissionais de saúde de Cachoeira do Sul.

Nesses encontros estão sendo repassadas as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), como adotar etiqueta respiratória, higienizar as mãos com frequência, evitar compartilhamento de utensílios, evitar tocar em superfícies desnecessárias, evitar aglomerados, além das orientações para isolamento específicas dos profissionais de saúde.

Procedimentos em casos suspeitos

Em caso de suspeita, o paciente sintomático recebe máscara, e o atendimento é realizado em leito de isolamento, juntamente com todas as medidas necessárias para evitar a disseminação do vírus, incluindo o uso de equipamentos de proteção e intensificação da higienização das mãos.

 

Fonte: assessoria de imprensa HUSM

Crédito da foto: HUSM/Divulgação