Cidade

A Prefeitura de Santa Maria divulga o cronograma de aplicação da primeira dose contra a Covid-19 para gestantes e para mulheres com até 45 dias de pós-parto, que são as puérperas, com ou sem comorbidades. Neste momento, estão sendo disponibilizadas duas datas e dois turnos, que deverão ser selecionados pela mulher no momento do cadastro, disponível no site da Prefeitura: quarta e quinta-feira (dias 26 e 27), das 8h às 11h30min e das 13h30min às 16h30min.

Para esse público, serão destinadas as vacinas produzidas pelo laboratório Pfizer/Biontech, conforme previsto na resolução 129 da Comissão Intergestores Bipartite. No fim da manhã desta segunda-feira (24), o Município recebeu 840 doses, além de seringas e diluentes, que chegaram em aeronave da Polícia Federal via Aeroporto Municipal de Santa Maria. Na última semana, servidores da Secretaria de Saúde receberam capacitação referente ao armazenamento e a aplicação das doses desse laboratório.

Cadastro

Para serem vacinadas, as gestantes e puérperas têm de realizar o cadastro. Além de informações básicas, é necessário indicar o dia, o turno e o local, bem como a comorbidade, se houver. No dia e turno agendados, a mulher tem de apresentar a indicação médica para a realização da vacina, independentemente se tiver comorbidade ou não, além da cópia de um exame que indique a comorbidade (se tiver doença pré-existente). Também é necessário apresentar a caderneta de gestante, documento com foto e CPF.

Caso a mulher tenha sido diagnosticada com Covid-19 nos últimos 30 dias, a recomendação do Estado é que a vacina seja aplicada um mês após o resultado positivo. Já se a mulher recebeu alguma outra vacina, deverá esperar 14 dias para receber a dose contra a Covid-19. O cadastro para gestantes e puérperas será aberto à medida que o Município for recebendo novas doses.

 

Fonte: assessoria de imprensa da PMSM

Foto: Guilherme Scapin Borges/PMSM/Divulgação