A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, divulga os dias e horários das atividades de incentivo à produção local e regional. Nesta terça (1º) e sexta-feira (4), ocorre o Feirão Regional, das 8h às 14h, na Praça João Pedro Menna Barreto, a Praça dos Bombeiros. Já a Polifeira do Agricultor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) ocorre também nesta terça-feira, das 7h às 13h. O local segue sendo a Avenida Roraima, entre as rótulas da ERS-509 (Faixa Velha) e da RSC-287 (Faixa Nova).

Nas feiras, os clientes encontram frutas, verduras, produtos coloniais, embutidos, entre outros produtos, ofertados por cerca de 15 expositores. Para evitar a proliferação do coronavírus, todos os protocolos de segurança e distanciamento estão sendo seguidos pelos feirantes.

O Feirão Regional é promovido pelo Poder Executivo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, com apoio da Emater-RS, do Colégio Politécnico da UFSM e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria. A feira, além de incentivar e fortalecer as agroindústrias familiares, também intensifica parcerias com instituições do Município, promove o desenvolvimento regional e ajuda a valorizar os espaços públicos. Já a Polifeira do Agricultor é promovida pelo Colégio Politécnico da UFSM, com apoio da Prefeitura de Santa Maria.

Caminhão do Peixe

Nesta semana, o Caminhão do Peixe em dois bairros de Santa Maria. Nesta sexta-feira, o local é a Praça dos Bombeiros, junto ao Feirão Regional, no Centro. Já no sábado (5), a parada é no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, nos fundos da Igreja de Nossa Senhora Medianeira. Nesses dias, o caminhão vai permanecer no local das 8h ao meio-dia.

Serão ofertadas diferentes espécies de carpas (cabeça-grande, prateada, húngara e capim), em formatos variados (inteiras, em postas e filetadas) e com preços entre R$ 12,50 e R$ 29,50 o quilo. Os peixes são produzidos, principalmente, por piscicultores localizados no distrito de Boca do Monte. A Piscicultura Rodrigues é o frigorífico responsável pelo abate dos pescados.

Assim como no Feirão Regional e na Polifeira do Agricultor, o atendimento no Caminhão do Peixe segue todos os protocolos de higiene e segurança para evitar a proliferação da Covid-19.

 

Fonte: assessoria de imprensa da PMSM

Crédito da foto: PMSM/Divulgação