Cidade

A força-tarefa regida pela Fiscalização Municipal Integrada realizou diversas ações durante o final de semana e o feriado de aniversário de Santa Maria, para a prevenção ao coronavírus. De 14 a 17 de maio, os fiscais fizeram 140 vistorias, atenderam a denúncias de aglomeração de pessoas e notificaram um bar por funcionamento fora do horário permitido pelas diretrizes estaduais e municipais, na Rua Silva Jardim, no Bairro Rosário.

Na noite de sábado (15) e na madrugada de domingo (16), o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) recebeu denúncias de aglomeração em via pública, como na Praça do Bombeiros, nos mirantes da Estrada do Perau, em estacionamentos de postos de combustível e em ruas de bairros da cidade. As aglomerações foram constatadas em ruas do Passo das Tropas e do Bairro Tomazetti. Nesses locais, havia entre dois e quatro veículos, que se dispersaram ao perceber a chegada da força-tarefa.

Em outra ação, em um posto de combustível, cerca de 10 veículos estavam estacionados, e pessoas circulavam sem máscara de proteção facial e consumiam bebida alcoólica. Os carros evadiram ao perceber a chegada da fiscalização. Nos demais locais em que houve denúncias, não foram encontrados focos de aglomeração pelos agentes.

Na noite de sexta-feira (14) e na madrugada de sábado (15), os flagrantes de aglomerações em via pública foram as principais ocorrências, em que foram registrados grupos de três a até 80 pessoas reunidas. A Rua do Rosário foi foco de duas denúncias em horários distintos, e, em ambas as abordagens, os agentes da força-tarefa constataram aglomeração. Na primeira, cerca de 30 pessoas, e na segunda, aproximadamente 80 pessoas, que se dispersaram ao perceber a chegada dos fiscais. Em todos os locais, as pessoas estavam sem máscara de proteção facial e consumiam bebidas alcoólicas, o que é proibido. Com a chegada da força-tarefa, as pessoas se dispersaram.

Fiscalização desta terça-feira (18)

As ações de fiscalização da Prefeitura continuaram nesta terça-feira (18), junto a pessoas físicas e jurídicas. Porém, todos estavam de acordo com as exigências. Já os servidores da Vigilância em Saúde seguem com a Operação Especial nas Escolas que já retornaram com as aulas presenciais. Duas escolas de Educação Infantil da rede particular foram notificadas nesta terça por não estarem de acordo com as normas de segurança e higiene exigidas pelo Plano de Contingência aprovado pelo COE-E Municipal. As instituições que devem se adequar estão localizadas nos bairros Fátima e Tancredo Neves.

Fonte: assessoria de imprensa da PMSM

Foto: João Alves/PMSM/Divulgação