Profissionais da secretaria de Saúde de Santa Maria retornaram, na  quarta-feira (15), a uma das primeiras Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) que teve seus abrigados vacinados contra a Covid-19. Desta vez, o objetivo foi a aplicação da dose de reforço para as abrigadas. Ao todo, foram vacinadas 132 idosas que já completaram o ciclo vacinal. Nos próximos dias, outras ILPIs serão contempladas, conforme organização de cada local.

A iniciativa se dá em função de o Município ter recebido quantitativo destinado para o reforço deste público. Nesta sexta-feira (17), é a vez de pessoas de 85 anos ou mais receberem a dose extra. A ação é válida para aqueles idosos que completaram o ciclo vacinal até 11 de março. Conforme a secretaria estadual da Saúde, estudos mostraram que os idosos, por terem um sistema imunológico enfraquecido, apresentam uma queda de anticorpos a partir de seis meses após a aplicação da segunda dose (ou dose única) da vacina contra a covid-19.

Continuidade de ações

A Prefeitura de Santa Maria reforça que abrir a vacinação para esses grupos não significa deixar de buscar aquelas pessoas que ainda não receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nem quem está no período de receber a segunda. Por isso, até o próximo sábado (18), seguem as ações destinadas para diferentes públicos.

O principal foco segue sendo o incentivo do retorno aos atrasados. Nesta quarta-feira (15), 695 pessoas aptas a receberem a segunda dose compareceram para completar o quadro vacinal. Com isso, ainda há 5.494 pessoas em atraso. Nesta quinta-feira (16), novamente o Centro Social Urbano e a UBS Waldir Mozzaquatro receberá a população.

:: Confira aqui a Agenda de Vacinação ::

Fonte: Secretaria Extraordinária de Comunicação 

Foto: Alex Caceres/PMSM/Divulgação