Geral

Todas as Salas de Vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégia Saúde da Família (ESFs) receberão, neste sábado (4), os santa-marienses que fazem parte de algum grupo recomendado para receber a vacina da gripe. O Dia D da Campanha Nacional de Imunização Contra a Influenza segue calendário do Ministério da Saúde. Serão 30 unidades, além de três locais em distritos e mais dois postos itinerantes, que funcionarão das 8h às 17h.

Para atender a população e imunizar o maior número possível de pessoas, cerca de 270 profissionais do Município estarão atuando neste Dia D, além de acadêmicos que realizam estágio em postos de saúde. Além das Salas de Vacina disponíveis nas UBSs e ESFs, a Unidade Móvel de Saúde estará na Praça Saldanha Marinho. Também neste sábado, haverá um local para vacinação junto ao Monet Plaza Shopping (Av. Fernando Ferrari, 1.483, bairro Nossa Senhora de Lourdes). No Interior de Santa Maria, haverá aplicação da dose em três distritos, com horários diferenciados (confira abaixo).

“Esperamos atingir um grande quantitativo com o Dia D contra a gripe porque muitas pessoas que trabalham durante a semana acabam não conseguindo ir aos postos. É uma alternativa que faz uma grande diferença na prevenção da doença”, explica a responsável pelo Setor de Imunizações de Santa Maria, Andrea Lenz.

Do começo da campanha, em 10 de abril, até agora, Santa Maria registra cerca de 30% de abrangência da população que integra o grupo recomendado para receber a dose. A vacina contra a gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, causada pelo vírus influenza. Os problemas mais graves são as complicações como otites e pneumonias, que podem levar à internação e até mesmo ao óbito. A campanha segue até 31 de maio.

Dia D da campanha contra a gripe

– Vacinação das 8h às 17h em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégia Saúde da Família (ESFs) de Santa Maria, Unidade Móvel na Praça Saldanha Marinho e espaço no Monet Plaza Shopping

– No Interior: vacinação em Arroio do Só, das 8h ao meio-dia, em Pains, das 12h30min às 16h30min, e em Boca do Monte (Unidade Felício Bastos), das 8h30min às 16h30min

Grupos recomendados

– Gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz há pouco tempo)

– Crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias

– Trabalhadores da saúde

– Povos indígenas

– Idosos

– Professores de escolas públicas e privadas

– Pessoas com morbidades e outras condições clínicas especiais

– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas

– Funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade

Fonte: Prefeitura de Santa Maria

Crédito da foto: Deise Fachin/Prefeitura