Estudantes de seis escolas da Rede Municipal de Ensino participaram, na manhã desta segunda-feira (29), de uma atividade educativa no Aeroporto Municipal de Santa Maria. Com o objetivo de conscientizar as crianças sobre os diversos riscos à segurança operacional do aeródromo, a Prefeitura levou os pequenos para uma visita in loco, mostrando a eles como é a estrutura e sua funcionalidade.

A atividade faz parte de um projeto iniciado há duas semanas, em que a equipe do Aeroporto foi até as escolas para falar sobre os perigos de usar canetas à laser e soltar balões de ar e pipas perto do aeródromo, bem como os cuidados com o Meio Ambiente. Nesta segunda-feira, no entanto, os estudantes puderam acompanhar como funciona o aeroporto, desde a chegada de passageiros, a entrada na sala de embarque passando pelo raio X e o acesso ao pátio, onde três aeronaves – sendo um avião A-1 e um helicóptero black hawk, da Força Aérea Brasileira – estavam estacionadas para visitação das crianças.

A ação foi guiada pelo superintendente de Segurança Operacional do Aeroporto, Aleques Machado Martins, e pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação. Segundo Aleques, a atividade tem a finalidade de conscientizar as crianças, a fim de mudar pequenas atitudes que podem evitar graves acidentes envolvendo aeronaves.

“Precisamos conscientizar as crianças desde cedo. Assim, conseguiremos resultados importantes, pois o que eles aprendem aqui é repassado para amigos e familiares”, explicou o superintendente.

Toda a atividade contou, ainda, com apoio da Ala 4 (antiga Base Aérea) e da Brigada Militar, que apresentou o treinamento de cães policiais do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon).

Participaram alunos das Escolas Lívia Menna Barreto, Santa Helena, Vicente Farencena, Edna May Cardoso, Padre Gabriel Bolzan e Vicente Farencena. A escolha das instituições se dá pelo fato de elas estarem localizadas na Zona Leste da cidade e próximas ao Aeroporto Municipal.

Atividade contou com apoio da Ala 4 e da Brigada Militar (Fotos: João Alves/Prefeitura)

*Com informações da Prefeitura