Política

A elaboração de políticas públicas para a terceira idade são fundamentais para contribuir para um envelhecimento saudável e evitar problemas de saúde, como a depressão.

Com essa finalidade, a vereadora dr.ª Deili Silva (PTB) protocolou um projeto sugestão de lei que cria o Programa Municipal Ativa Idade, que tem por finalidade integrar os idosos.

Segundo o texto do projeto, são objetivos do programa a capacitação, reciclagem e requalificação profissional, reinserção voluntária de idosos no mercado de trabalho para exercer atividade remunerada ou não remunerada, intermediação, entre idosos cadastrados, empresas, organizações do terceiro setor interessadas e poder público, para divulgar as vagas disponíveis de trabalho.

“Sabemos de muitas pessoas que já se aposentaram querem voltar para uma atividade laborativa mas, para isso, precisam de cursos ou qualificações no sentido de atualização das novas demandas” falou Dr.ª Deili.

O projeto prevê como ações a disponibilização à população idosa de um sistema de informações sobre vagas de trabalho disponíveis, remuneradas ou não, capaz de promover a reinserção, promover redes de contatos para os idosos com a finalidade de minimizar o isolamento social, proporcionar mecanismos de formação, qualificação e reciclagem profissional.

“Não podemos criar esta norma pois envolve algumas questões da Prefeitura mas estamos protocolando o texto pronto, só ser remetido pelo Prefeito, que não gastará nada com isso, pelo contrário, contribuirá para a melhoria da vida dos nossos cidadãos” finalizou.

 

Crédito da foto: Arquivo pessoal/Divulgação