Trânsito

Os controladores de tráfego, que estão instalados em nove vias de Santa Maria , registram 16.745 infrações de trânsito no mês de agosto.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, a campeã de irregularidades é a Avenida Diácono João Luiz Pozzobon, com 8.811 infrações. Na segunda posição,  está a Avenida Walter Jobim, com 2.426 infrações. Em terceiro é a Avenida Hélvio Basso, com 1.963 autuações.

As mais de 16 mil infrações de trânsito registradas pelos equipamentos estão entre os três tipos computados pelos controladores: exceder a velocidade máxima da via; passar com o sinal vermelho do semáforo; e avançar sobre a faixa de pedestres. As avenidas Walter Jobim, Hélvio Basso e Diácono João Luiz Pozzobon registras apenas  apenas excesso de velocidade. Nos demais seis locais, são registradas infrações dos três tipos, exceto no período da 0h às 6h, quando apenas a infração por excesso de velocidade é registrada e contabilizada.

Nas vias urbanas do Município, circulam aproximadamente 100 mil veículos diariamente.

Avenida João Luiz Pozzobon é uma das vias que mais registram desrespeito ao limite de velocidade. Fotos: João Vilnei/PMSM/Divulgação

Infrações em números: 

Excesso de velocidade de 20%  além do permitido: 12.954 autuações

Excesso de velocidade 20% a 50% além do limite permitdo: 2.390 autuações

Excesso de velocidade de 50% além do limite permitido: 165 autuações

Passar no sinal fechado: 958 condutores

Parar sobre a faixa de pedestres: 278 condutores