Apesar de pouco conhecido, o câmbio surgiu na década de 1990 no Estado. A modalidade possui regras parecidas com as do vôlei, porém adaptadas para facilitar o jogo. Neste sábado (14), Santa Maria irá sediar o 1º Campeonato Gaúcho de Câmbio, no Centro Desportivo Municipal (CDM), competição válida pela Federação Gaúcha de Jogos Adaptados para Idosos (FGJAI).

Atualmente, Santa Maria conta com aproximadamente 100 participantes da modalidade que se reúnem diariamente no CDM para praticar o esporte. As aulas são gratuitas e oferecidas por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. O esporte é levado tão a sério que em agosto deste ano uma equipe da terceira idade foi campeã de uma competição que ocorreu em João Pessoa, na Paraíba.

“Adoro participar e jogar o câmbio. Além do jogo, é uma oportunidade de fazer novas amizades e de cuidarmos da nossa saúde”, diz a aposentada Rosângela Niederauer, 60 anos.

A professora Eliza Rocha, responsável pelas aulas no CDM, diz que o esporte está em ascensão e cada vez ganha mais participantes na cidade.

“O esporte traz muitos benefícios físicos, é focado na terceira idade, porém aberto para todas faixa etárias, tanto que temos muitos alunos jovens. O câmbio também proporciona o relacionamento interpessoal e muitas amizades”, ressalta Eliza.

O coordenador do Centro Desportivo Municipal, Marcelino Severo, explica que a modalidade é uma maneira de incentivar o esporte na terceira idade.

“Nossos ginásios estão sempre lotados nas aulas de câmbio, é muito bacana ver essa integração de todos os participantes da modalidade. O resultado é tão positivo que neste ano uma equipe nossa foi campeã lá em João Pessoa”, comemora Severo.

Marcelino, coordenador do CDM, e a professora Eliza Rocha acompanham diariamente os treinos de câmbio no CDM. Fotos: Raul Pujol/SM24Horas

Campeonato no sábado

O torneio começa às 8h e receberá oito equipes, sendo quatro do CDM, uma do SESC Santa Maria, uma de Alegrete e duas de Santa Cruz do Sul.

Para participar das aulas 

Inscrições podem ser realizadas por meio do telefone 55-3921-7283 ou diretamente no CDM. As aulas ocorrem todos os dias e são gratuitas.