Produtos fresquinhos e que apoiam a agricultura familiar são os principais itens do Feirão Regional e da Polifeira do Agricultor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que estarão abertos ao público nesta semana. Segundo a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, nesta terça-feira (20) e sexta-feira (23), o Feirão Regional, das 8h às 14h, estará aberto na Praça do Bombeiros. Já a Polifeira, ocorre nesta terça-feira (20), das 7h30min às 13h, na Avenida Roraima, entre as rótulas da ERS-509 (Faixa Velha) e da RSC-287 (Faixa Nova).

Nos locais, os clientes encontram frutas, verduras, pães, queijos, embutidos, entre outros produtos, ofertados por cerca de 15 expositores. Os feirantes estão seguindo todos os protocolos de saúde e segurança para evitar a proliferação do coronavírus.

O Feirão Regional é promovido pelo Poder Executivo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, com apoio da Emater-RS, do Colégio Politécnico da UFSM e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria. A feira, além de incentivar e fortalecer as agroindústrias familiares, também intensifica parcerias com instituições do Município, promove o desenvolvimento regional e ajuda a valorizar os espaços públicos. Já a Polifeira do Agricultor é promovida pelo Colégio Politécnico da UFSM, com apoio da Prefeitura de Santa Maria.

Caminhão do Peixe

Além de frutas e verduras fresquinhas, os consumidores também terão acesso a pescados de criadores que integram a Associação de Piscicultores de Santa Maria e vendem o produto no Caminhão do Peixe. Nesta sexta-feira (23), o veículo fica das 8h ao meio-dia na Praça dos Bombeiros, junto do Feirão Regional. Já no sábado (24), estará no Feirão Colonial do Projeto Esperança/Cooesperança, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter – Rua Heitor Campos, Bairro Medianeira, também das 8h ao meio-dia.

Serão ofertadas diferentes espécies de carpas (cabeça-grande, prateada, húngara e capim), em formatos variados (inteiras, em postas e filetadas) e com preços entre R$ 12,50 e R$ 29,50 o quilo. Os peixes são produzidos, principalmente, por piscicultores localizados no distrito de Boca do Monte. A Piscicultura Rodrigues é o frigorífico responsável pelo abate dos pescados.

Assim como no Feirão Regional e na Polifeira do Agricultor, o atendimento no Caminhão do Peixe segue todos os protocolos de higiene e segurança para evitar a proliferação da Covid-19.

AGENDA

FEIRÃO REGIONAL DE SANTA MARIA

– QUANDO – Terça (20) e sexta-feira (23)

– ONDE – Praça João Pedro Menna Barreto – Praça dos Bombeiros

– HORÁRIO – Das 8h às 14h

POLIFEIRA DO AGRICULTOR DA UFSM

– QUANDO – Terça-feira (20)

– ONDE – Avenida Roraima, entre as rótulas da ERS-509 (Faixa Velha) e da RSC-287 (Faixa Nova)

– HORÁRIO – Das 7h30min às 13h

CAMINHÃO DO PEIXE

– QUANDO – Sexta (23)

– ONDE – Praça João Pedro Menna Barreto – Praça dos Bombeiros

– HORÁRIO – Das 8h ao meio-dia

– QUANDO – Sábado (24)

– ONDE – Feirão Colonial do Projeto Esperança/Cooesperança, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter (Rua Heitor Campos, Bairro Medianeira)

– HORÁRIO – Das 8h ao meio-

 

Fonte: assessoria de imprensa da PMSM

Crédito da foto: PMSM/Divulgação