Política

Em reunião ordinária da Comissão Permanente de Saúde e Meio Ambiente (CPSMA) da Câmara de Vereadores de Santa Maria, a presidente do colegiado, a vereadora Dr.ª Deili Silva (PTB) acatou o pedido apresentado por parlamentares e determinou que sejam chamados gestores da Prefeitura para tratar de duas importantes pautas.

A primeira, diz respeito à Unidade Móvel de Saúde que, segundo relatos recebidos, em algumas localidades, principalmente do interior, não estaria dando conta da alta demanda, trazendo transtornos aos cidadãos.

“Será necessário um estudo neste cronograma para que, aqueles pontos com alta demanda, não fiquem descobertos e, daqui um pouco, se faz necessário até adquirir um novo veículo dada a extensão territorial de Santa Maria” defendeu Dr.ª Deili.

Na sequência, a pauta diz respeito ao fornecimento de fraldas para pacientes que estejam com indicação pela rede pública, pois, segundo conhecimento dado à Comissão, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) tem encontrado grande dificuldade para acesso ao material e, por sua vez, a Prefeitura alega atrasos nos repasses de valores pelo Governo do Estado.

“É lastimável que as pessoas sejam submetidas a este problema, um jogo de empurrar responsabilidades. Se o Estado atrasa a Prefeitura tem o dever de cobrar até judicialmente, independente de questões políticas, afinal, é saúde pública, são vidas” exclamou a parlamentar.

A Presidente determinou que fossem verificados os nomes dos responsáveis e chamados para prestarem esclarecimentos na Comissão, que definirá quais medidas tomar, inclusive, acionar o Ministério Público.

 

 

Crédito da foto: Arquivo pessoal/Divulgação