A Prefeitura de Santa Maria manterá, pelas próximas 48 horas, as medidas restritivas no Município. Na noite desta quarta-feira (15), o prefeito Jorge Pozzobom anunciou que a retomada das atividades na cidade deve ser avaliada somente após a publicação do decreto estadual, previsto para ser lançando na noite desta quarta ou, no mais tardar, na manhã desta quinta-feira (16). Com isso, devem se manter fechadas, por pelo menos até sexta-feira (17), as atividades econômicas, como o comércio.

Os dois dias requeridos pelo chefe do Executivo são para analisar o decreto do Estado, reunir-se com as autoridades médicas da cidade e para formular os protocolos de segurança, junto às entidades, para a retomada das atividades.

Na tarde desta quarta-feira, o governador Eduardo Leite anunciou que vai prorrogar o decreto estadual que mantém, até o dia 30 de abril, as restrições mais rigorosas nas regiões Metropolitana e Serrana. Nas demais regiões, caberá aos prefeitos analisar as realidades locais.

Ainda, o governador destacou a necessidade de os prefeitos justificarem as medidas com critérios técnicos, considerando a realidade de cada cidade. Por entender a situação de Santa Maria, que, em três dias pulou de 9 para 15 casos confirmados de coronavírus, o prefeito Jorge Pozzobom determinou que as restrições sejam mantidas, já que há determinações que ainda não estão sendo respeitadas, o que preocupa a Prefeitura de Santa Maria.

“Temos regras em vigor que não estão sendo cumpridas, como o uso de máscaras ao sair de casa, e alguns locais abertos de forma irregular. Mesmo tendo regras de segurança, hoje temos decretos nossos que não estão sendo cumpridos, colocando em risco a vida das pessoas. Tudo o que faremos será de forma responsável, pensando na vida das pessoas. Posso pecar pela ação, mas pela omissão eu não vou pecar”, afirmou o prefeito Jorge Pozzobom.

Dessa forma, o chefe do Executivo enfatizou, mais uma vez, que pelas próximas 48 horas as restrições estão mantidas, já que muitas medidas, como a organização do transporte público, precisam ter novos protocolos.

 

Fonte: assessoria de imprensa da Prefeitura

Crédito da foto: SM24Horas/Arquivo