O governo do Estado dá sequência à série de formaturas dos novos policiais da Brigada Militar no Rio Grande do Sul. Nesta sexta-feira (2), 81 soldados foram oficialmente graduados em cerimônia realizada no Clube Dores, em Santa Maria.

Eles fazem parte de um total de 1.965 alunos-soldados que começaram o curso superior de Tecnologia em Aplicação de Polícia Militar em 12 de novembro do ano passado. Foram 1.675 horas-aula no total, englobando conhecimentos específicos da atividade policial militar e disciplinas como direito penal, direito processual penal militar e sociologia da violência.

Paraninfo da turma, o governador Eduardo Leite destacou a importância dos novos integrantes da BM parafraseando o hino nacional: “Eis aqui os filhos que não fogem à luta. Muito obrigado por terem aceitado essa missão”.

No ato, os soldados Jean Marcus Kegler e Heron Paulo Gotuzzo, respectivamente primeiro e segundo colocados na turma, prestaram uma homenagem ao governador e ao comandante-geral da Brigada Militar, coronel Mário Ikeda.

Com o ingresso de 1.965 novos policiais até 10 de agosto — data das últimas duas formaturas, em Santa Rosa e Santo Ângelo, a meta do governo do Estado é garantir que nenhum município gaúcho tenha menos do que cinco policiais militares.

O foco também são as 18 cidades gaúchas que, de acordo com levantamento do Programa RS Seguro, concentram os maiores índices de criminalidade. Santa Maria está na lista.

A carioca Shirley Lima de Azevedo é uma das 20 mulheres recém-formadas. Fotos: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

 

Fonte: Governo do Estado