Cidade

A Prefeitura apresentou, na manhã desta segunda-feira (13), as ações de investimento e tecnologia no combate à violência e promoção de prevenção à criminalidade em Santa Maria. O Plano Municipal de Segurança Pública conta com a regulamentação do Fundo Municipal de Segurança Pública (FMSP), com a reorganização do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) e com o novo Sistema de Monitoramento e Cercamento Eletrônico.

O principal destaque é o novo sistema de videomonitoramento e cercamento eletrônico, que prevê alarme em equipamentos públicos, controle semafórico e rastreamento veicular, câmeras e a nova Central Integrada. Serão instaladas câmeras fixas em pontos estratégicos delimitando um perímetro que permita controlar o acesso ao Município, com objetivo de coibir a entrada, a saída e a circulação de veículos roubados, além de ajudar nas investigações policiais. A Prefeitura já publicou licitação do serviço, com abertura em 24 de maio para empresas interessadas. O cercamento prevê a instalação de 691 câmeras, controle semafórico e rastreamento veicular interligando os 62 conjuntos semafóricos.

“A previsão é de investimento de R$ 6 milhões anuais para a garantia 24 horas da segurança do cidadão que vive em Santa Maria”, esclarece o Chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez.

“Estamos apresentando para a comunidade um plano inovador e que serve para evidenciar que Santa Maria é de todos nós. Por isso, foi feito de forma colaborativa com todos os órgãos de segurança. São eles que irão orientar o nosso trabalho, tendo como um dos principais focos a prevenção ao crime”, ressaltou o prefeito Jorge Pozzobom.

Apresentação do Plano Municipal de Segurança ocorreu nesta segunda-feira na Cacism. Fotos: Prefeitura/Divulgação

Nova Central Integrada

Uma das novidades apresentadas é que todos os serviços funcionarão na Central Integrada de Videomonitoramento, em prédio da União que será cedido ao Governo do Estado, localizado na Avenida Medianeira, na antiga Justiça Militar. A previsão é que, após apresentação das propostas das empresas e recursos, a implantação ocorra em cerca de 90 dias.

A apresentação do Plano Municipal de Segurança Pública contou com a presença do delegado da Polícia Federal, Getúlio Jorge de Vargas, do delegado da Polícia Civil, Sandro Meinerz, do tenente-coronel Jacob Pinton, representante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO), Jacob Pinton, do presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), Luiz Fernando Pacheco, do presidente da Cacism, Rodrigo Decimo, além de representantes de entidades de segurança. Eles reforçaram a importância da integração entre os órgãos públicos na efetividade das ações.

“Estamos concretizando o começo de um grande trabalho no enfrentamento de problemas sociais. Precisamos mudar o pensamento das pessoas e ajudá-las a entender que a cidade é de todos e que estamos planejando todas as ações para a comunidade”, diz o delegado da PF, Getúlio Jorge de Vargas.

 

 

Fonte: Prefeitura de Santa Maria