Cidade

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, começou a distribuição de roupas e cobertores arrecadados nos primeiros dias da Campanha do Agasalho 2021. O direcionamento dos itens a quem precisa ocorre no CDM, de terça a sexta-feira, das 13h30min às 16h30min. A distribuição segue todos os protocolos de saúde e segurança.

Quem for receber deve, obrigatoriamente, estar com máscara de proteção facial, que não pode ser retirada em nenhum momento. Os beneficiados com os agasalhos e cobertores devem preencher um cadastro e, depois, podem ficar durante 10 minutos no Ginásio B do CDM, onde estão armazenadas as doações, para escolherem as peças.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, nesta terça-feira, cerca de 70 pessoas foram ao CDM para buscar roupas. Aproximadamente 2 mil peças já foram retiradas.

“O cadastro preenchido por quem vai receber as doações é um forma de fazermos o monitoramento de quantas pessoas há na família, se usam os serviços ofertados pela Prefeitura, como o Cras (Centro de Referência da Assistência Social), e para fazermos o acompanhamento dessas famílias a médio e longo prazos. Depois disso, nós damos uma sacola grande, e a pessoa tem 10 minutos para escolher o que quer das doações”, reforça Chaves.

Foto: João Vilnei/PMSM/Divulgação

O titular da pasta ainda recorda que o CDM também é um ponto de coleta de doações da Campanha do Agasalho, de segunda a sexta-feira, das 9h ao meio-dia. Ele reforça que, entre os itens arrecadados, os que menos chegam ao Ginásio B são cobertores, roupas infantis e masculinas de inverno.

Além disso, Chaves lembra que roupas de verão, íntimas, de festa e sapatos de salto alto não ajudam quem precisa se aquecer no inverno. Então, pede que os itens doados sejam artigos de inverno, como agasalhos e cobertores. A Prefeitura pede também que as roupas e os cobertores sejam lavados e empacotados em sacos plásticos fechados.

A iniciativa tem o apoio da Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (Apusm), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Espaço Contábil Região Centro. Na Campanha do Agasalho de 2020, foram mais de 70 mil peças doadas.

Além do CDM, outros locais da cidade são ponto de coleta das doações. Veja todos:

PONTOS DE COLETA

Supermercados Rede Vivo

Monet Plaza Shopping

Shopping Praça Nova

Royal Plaza Shopping

Postos Ferrari

Associação dos Transportadores Urbanos (ATU)

Farmácias São João

Oral Sim

Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (Apusm)

Espaço Contábil

Lumenk Energia Solar

Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)

Fonte: assessoria de imprensa da PMSM