Política

Em sessão realizada, na quinta-feira (18), na Câmara de Vereadores de Santa Maria, foi aprovado o projeto, de autoria da vereadora Dr.ª Deili Silva (PSD), que “que institui o pagamento de meia-entrada aos doadores de sangue em eventos culturais, esportivos e de lazer no âmbito do Município de Santa Maria e dá outras providências”.

De acordo com a proposição, o benefício será concedido aos doadores de sangue, que possuam registro em hemocentros e bancos de sangue identificados com documento oficial, expedido por entidade credenciada.

“Enquanto médica e vereadora, tenho plena convicção de que precisamos sensibilizar as pessoas para este gesto de solidariedade, empatia e amor ao próximo. Sabemos que os bancos de sangue sofrem constantemente com o desabastecimento e o quanto todos precisam colaborar para transformar essa realidade. Por isso, queremos incentivar os doadores regulares, bem como convidar a população para que se engaje nessa causa”, destacou Dr.ª Deili.

A parlamentar, também, chamou a atenção para a baixa nos estoques de sangue em função da pandemia.

“Neste momento em que todos os cuidados estão voltados para o combate da Covid-19, não podemos esquecer que há inúmeras pessoas em leitos de hospitais precisando de bolsas de sangue para sobreviver. Em razão da pandemia, muitas pessoas estão com receio de se dirigir até aos bancos de sangue. No entanto, seguindo o protocolo de prevenção e não apresentando nenhum sintoma de Covid-19, as pessoas podem doar sangue tranquilamente, evidenciou Dr.ª Deili”.

Com a aprovação do Projeto, o processo segue para sanção ou veto do Prefeito Municipal.

 

Crédito da foto: Arquivo pessoal