Entra em vigor, a partir de segunda-feira (15), uma série de decretos da Prefeitura de Santa Maria que estabelece novas medidas de restrição para o combate ao novo coronavírus.

Uma das medidas é a proibição do consumo de bebidas alcoólicas em ruas, avenidas, calçadas, canteiros, praças, parques e congêneres e em lojas de conveniência, tanto na parte interna ou externa, a partir das 20h.

Outra restrição está relacionada aos restaurantes, bares, lancherias, hotéis, pousadas e similares. O consumo de clientes nestes locais poderá ocorre somente entre 7h30min às 21h.

Comércio e shoppings

Para o comércio em geral, o atendimento ao público deverá funcionar das 9h às 17h. Os shoppings e centros comerciais somente poderão abrir para receber público das 11h às 19h, exceto aos domingos, quando o funcionamento desses tipos de estabelecimento é proibido.

Transporte público

O transporte público coletivo urbano poderá operar até as 21h30min. O decreto também suspende a gratuidade na tarifa do transporte coletivo para idosos com mais de 65 anos em horários de pico.

Ensino

O Decreto Executivo nº 91 prorroga para 22 de junho a possibilidade de implementação da Etapa 2 da retomada gradual das atividades de ensino, prevista pelo Sistema de Distanciamento Controlado do Estado do Rio Grande do Sul, para atividades de Ensino Superior e Pós-Graduação (estágio curricular obrigatório e às atividades práticas de

ensino essenciais à conclusão de cursos, de pesquisa e em laboratórios), Ensino Técnico Subsequente e cursos livres, em Santa Maria.

“Tentamos equilibrar saúde e trabalho”, diz Pozzobom

O prefeito Jorge Pozzobom realizou o anúncio das novas medidas restritivas por de uma live no Facebook no começo da noite de sexta-feira (12).

“Estamos trabalhando constantemente para a garantia da segurança de todos. Novas informações surgem todos os dias. Nossa equipe, formada por profissionais com conhecimento técnico, avalia e delibera sobre a melhor forma de prosseguirmos a partir delas. Além disso, temos mantido diálogo com todos os setores da cidade. Tudo isso nos ajuda a agir da melhor forma. Tentamos equilibrar saúde e trabalho. É por essas razões que há mudanças e o estabelecimento de novas regras”, explicou o prefeito Jorge Pozzobom.

 

Crédito da foto: João Alves/PMSM/Divulgação