Uma denúncia feita por uma cidadã à Prefeitura, somada à agilidade dos fiscais da Secretaria de Meio Ambiente, fizeram com que uma ação de descarte irregular de resíduos fosse solucionada em poucas horas. O fato aconteceu na tarde de terça-feira (19), em um das vias mais movimentadas de Santa Maria, a Avenida Rio Branco.

De acordo com o relato da denunciante feito à Ouvidoria Geral da Prefeitura, um morador da região teria depositado diversos materiais inservíveis sobre o passeio público. Em vistoria ao local, entre as ruas Vale Machado e Treze de Maio, os servidores constataram grande volume de materiais como pias, colchões e móveis descartados por não terem mais utilidade para o proprietário.

Os fiscais então notificaram o responsável, identificado a partir da denúncia e solicitaram a retirada dos inservíveis do local e a correta destinação. Após o período estipulado, os servidores da Secretaria de Meio Ambiente retornaram ao endereço e puderam confirmar, por meio de nota fiscal, que os inservíveis foram encaminhados à empresa licenciada para recebimento deste tipo de resíduos sólidos. Consulte aqui a relação com os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) licenciados pela Secretaria de Meio Ambiente.

Para colaborar com a Prefeitura, qualquer cidadão pode fazer denúncias sobre descarte irregular de resíduos. Pela Ouvidoria Geral, o telefone é o 156. Ainda é possível encaminhar informações pela internet, no formulário on-line disponível neste link, ou de forma presencial, diretamente no Centro Administrativo Municipal (Rua Venâncio Aires, nº 2.277 – Centro), no 4º andar, das 7h30min às 13h, de segunda a sexta-feira.

A Secretaria de Meio Ambiente também disponibiliza um canal de atendimento direto com o contribuinte para críticas, sugestões, elogios e reclamações. O e-mail é [email protected]

Uma denúncia levou os fiscais da Secretaria de Meio Ambiente a notificar o responsável e cobrar solução. Fotos: Deise Fachin/Prefeitura

*Com informações da Prefeitura de Santa Maria