A equipe da Vigilância em Saúde da Prefeitura Municipal de Santa Maria apreendeu produtos impróprios para o consumo humano em um estabelecimento no Bairro Salgado Filho, na Região Norte. A apreensão aconteceu durante as ações de fiscalização na tarde de terça-feira (8).

Na ocasião, foram encontrados em um mercado seis quilos de linguiça colonial sem procedência, sete quilos de carne bovina sem procedência, 32 quilos de carne suína vencida em 5 de junho de 2021 e sete quilos dos chamados “retalhos” bovinos sem procedência. O produto sem procedência é aquele que não possui nota fiscal que comprove a sua origem.

Um auto de infração foi lavrado contra o responsável pelo estabelecimento com base na Lei Municipal 4040/96 e no Decreto Estadual 23.430/74.

De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde, Alexandre Streb, paralelamente à fiscalização de aspectos relacionados à pandemia da Covid-19, os servidores verificam possíveis irregularidades ligadas à alimentação e à higiene de forma geral.

“Em um primeiro momento, durante a pandemia, tivemos que focar mais nas questões específicas da Covid-19. Agora, estamos retomando, com mais ênfase, a fiscalização de outros aspectos ligados à alimentação, também levando em consideração o crescente número de denúncias nesse sentido que têm chegado ao setor de Vigilância em Saúde”, explica Streb.

Os alimentos apreendidos foram levados para o Mantenedouro São Braz, onde devem ser utilizados para alimentar os animais.

 

Fonte: assessoria de imprensa da PMSM