No início da manhã desta quinta-feira (03) a vereadora Dr.ª Deili (PTB) presidiu uma reunião da Comissão Permanente de Saúde e Meio Ambiente (CPSMA) da Câmara de Vereadores de Santa Maria.

Durante o encontro, os parlamentares trataram do corte de árvores feito pela empresa RGE, concessionária de energia elétrica, no último mês no bairro Rosário, região central, que causou revolta e indignação em moradores e cidadãos.

Na ocasião, se fizeram presentes representantes da RGE Sul – empresa concessionária (Sr. Carlos Amorim), Prefeitura (Secretária Sandra Rebelato), dos moradores e da FEPAM (Chefe local José Antônio Mallmann), todos envolvidos no caso.

“É somente assim, sentando todos na mesma mesa, que informações claras e não desencontradas podem ser obtidas” ponderou Dr.ª Deili.

Segundo a empresa RGE Sul, a empresa detém uma licença única, emitida pelo Órgão Estadual, para podar árvores que estão ao redor das redes de energia e, na situação do bairro Rosário, houve uma falha de comunicação entre a concessionária e Prefeitura, causando tamanho impacto social.

O representante da RGE ponderou que, além da compensação legal, para o caso específico, estabeleceram um diálogo com a Associação dos Moradores para repor entorno de meia centena de espécies adequadas para o próprio bairro.

A presidente da CPSMA deixou o colegiado à disposição das partes para, se for necessário, voltar a intervir e seguirá monitorando o tema.

Crédito da foto: Arquivo pessoal/Divulgação