Por Raul Pujol/Da Redação 

Após o ato simbólico que deu início a campanha de vacinação contra a covid-19 em Santa Maria, realizado ontem (19), no Centro de Referência Municipal da Covid-19, nesta quarta-feira (20), as doses de CoronaVac começam a ser distribuídas para instituições hospitalares e para idosos em asilos. Neste primeiro momento, não há vacinação aberta à população. No total, a cidade recebeu 4,2 mil doses.

Até o final da manhã desta quarta-feira, sete instituições hospitalares e de pronto-atendimento de Santa Maria que contam com leitos para atendimento de pacientes com Covid receberão os imunizantes. São eles: Hospital Regional, Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo, Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), Hospital da Unimed, Hospital Geral de Santa Maria e Hospital da Brigada Militar. Também pela manhã, representantes dos vacinadores desses locais participarão de uma capacitação para aplicar os imunizantes nos trabalhadores que atuam em setores de combate ao coronavírus, ou seja, que estão mais expostos ao vírus.

Ainda hoje (20), será feita a separação de doses destinadas aos profissionais dos Pronto-Atendimentos do Patronato e da Tancredo Neves. Já as vacinas para os idosos que residem em lares institucionais, a previsão é que cheguem aos locais nesta quinta-feira (21), bem como aos indígenas. Todas as doses seguirão armazenadas no Setor de Imunizações da Vigilância em Saúde.

Ontem (19), uma enfermeira e uma farmacêutica foram as primeiras pessoas a receber a dose e a carteirinha de vacinação. Além delas, no mesmo dia, foram vacinados outros 21 profissionais que atuam Centro de Referência Municipal da Covid-19.

 

Fotos: PMSM/Divulgação