Geral

As pessoas de 50 a 59 anos com comorbidades devem ficar atentas. A Prefeitura informa que doentes renais crônicos, que estejam ou não em diálise, passam a ser contemplados na Campanha de Vacinação contra a Covid-19. Esse grupo será incluído na ação marcada para este sábado (8), das 8h ao meio-dia, em dois locais: Clube Recreativo Dores e Shopping Praça Nova (confira abaixo).

Até então, estavam contemplados somente pacientes em diálise. Para esses pacientes, a vacinação teve início na terça-feira (4). Uma nota técnica do Estado, emitida no dia seguinte, recomenda também a vacinação para quem não faz o tratamento.

Acesse aqui a Declaração de Morbidade.

Contato das UBSs

Em paralelo à Campanha de Vacinação contra a Covid-19 em Santa Maria, equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão contatando pacientes com comorbidades que são atendidos nesses locais, incluindo gestantes e puérperas. A ideia é fazer um levantamento dessas pessoas que já têm as UBSs como referência para, então, realizar a aplicação da vacina nas unidades.

A ação ocorrerá no próximo dia 12, das 13h às 17h. Sendo assim, esses pacientes não têm necessidade de procurar demais locais para a aplicação da dose. O objetivo é evitar deslocamentos desnecessários dessas pessoas. As principais comorbidades atendidas nas UBSs são diabetes, hipertensão e obesidade.

Vacinação Covid-19 em Santa Maria

Pessoas com comorbidades

De 50 a 59 anos

Quando:

– Sábado, das 8h ao meio-dia

Locais:

– Clube Dores (para pedestres)

– Shopping Praça Nova (para pessoas em veículos)

Para quem:

– Pneumopatias crônicas graves (doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave),

– Doença renal crônica (estágio grau 3, taxa de infiltração glomerular menor que 60ml/min e/ou síndrome nefrótica)

– Hipertensão arterial resistente

– Doença cardiovascular

– Doença cerebrovascular

Comprovações:

– Declaração de morbidade (1 cópia preenchida e assinada)

– Documento comprobatório de até 3 anos (exame, atestado, receita de medicação) – original e 1 cópia

– Documento com foto e CPF

Fonte: assessoria de imprensa da PMSM

Foto: PMSM/Arquivo/Divulgação