Os professores estaduais realizaram uma grande mobilização, na noite desta quinta-feira (28), em Santa Maria. A Passeata Luminosa reuniu professores, agentes educacionais, pais e alunos de diversas escolas da cidade e interior. A adesão foi tão grande que surpreendeu a direção do 2º Núcleo do CPERS/Sindicato.

“Tivemos a representação de praticamente todas as escolas. A passeata superou nossas expectativas”, relata o diretor do 2º Núcleo, Rafael Torres.

O ato teve início no Instituto de Educação Olavo Bilac e percorreu as principais ruas do Centro de Santa Maria. Os manifestantes portavam faixas e cartazes a favor da educação e contra o pacote do governo Eduardo Leite (PSDB), que retira direitos dos servidores públicos. A passeata foi encerrada no Colégio Manoel Ribas, onde foi dado um abraço simbólico à instituição.

Nos próximos dias, a direção do 2º Núcleo seguirá visitando escolas e conversando com os educadores que ainda não aderiram ao movimento paredista. Desde que a mobilização teve início, em 18 de novembro, nenhuma instituição que entrou em greve voltou às atividades.

“O movimento cresce, não há notícias de recuo. Para acabar com greve, o governo terá que retirar o pacote da Assembleia Legislativa”, afirma Torres.

O próximo grande ato da greve dos educadores ocorrerá na terça-feira (3), quando será realizada uma mobilização estadual em Pelotas, terra de Eduardo Leite.

O ato teve início no Instituto de Educação Olavo Bilac e percorreu as principais ruas do Centro. Fotos: Maiquel Rosauro