Na manhã desta segunda-feira (23), o grupo de 10 homens que integra o projeto da Prefeitura e da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) começou o trabalho prático na Praça General Osório, popularmente conhecida como Praça do Mallet. Ainda nas primeiras horas da manhã, os apenados receberam uma última instrução por parte dos servidores da Secretaria de Município de Meio Ambiente.

Para poder realizar os serviços de limpeza e paisagismo, o grupo já teve acesso às ferramentas e aos equipamentos de proteção individual (EPIs). Entre os equipamentos, estão: máquina de cortar grama, enxadas, pás, carrinhos de mão, além de óculos de proteção e capacetes. Os materiais chegaram na última sexta-feira (20), na Prefeitura, por meio de uma parceria do Ministério Público Estadual e do Conselho Municipal Pró-Segurança Pública (Consepro).

Na última semana, os apenados passaram por diversas capacitações e treinamentos. As primeiras instruções ocorreram no Centro de Pesquisa em Florestas (antiga Fepagro). Também foram realizadas palestras com professores universitários da área do Direito e, ainda, com psicóloga.

Destaca-se que os apenados trabalharão seis horas por dia e receberão 75% do salário mínimo nacional. Eles atuarão sempre sob a supervisão de servidores da Prefeitura com o apoio da Superintendência de Serviços Penitenciários.

Os apenados passaram por diversas capacitações e treinamentos. Fotos: João Vilnei

Fonte: assessoria de imprensa da Prefeitura