Cidade

A Prefeitura publicou, na sexta-feira (05), o edital para a contratação de serviços técnicos especializados em infraestrutura urbana, destinados à implantação de uma perimetral ligando a BR-392, próximo à Estância do Minuano, até a Estrada de Pains, uma das vias de acesso à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na RSC-287. A abertura dos envelopes será no dia 23 de abril, às 10h, na Sala de Licitações, localizada no 2º andar do Centro Administrativo Municipal (Rua Venâncio Aires, nº 2277 – Centro). O valor orçado para a licitação do projeto da Perimetral Sul-Leste é de R$ 1.515.957,56.

A obra foi exigida pela Prefeitura a partir da renovação do contrato com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), em 2018. A perimetral faz parte da indenização da Corsan ao Município pelo não cumprimento, no prazo, das contrapartidas exigidas no contrato anterior. Pelo documento, a empresa vencedora da licitação, na modalidade Tomada de Preços, deverá executar estudos e projetos técnicos executivos para a implantação da via urbana.

“Será uma grande conquista para o Município, pois essa perimetral vai interligar diversos bairros de Santa Maria, desafogando o trânsito na área Central e beneficiando as regiões Leste e Sul da nossa cidade”, afirmou o prefeito Jorge Pozzobom.

A Perimetral Sul-Leste terá 6,3 km de extensão e contará com duas vias, com duas pistas cada uma, além de ciclovia e passeio público. Pelo trajeto, a perimetral vai interligar os bairros Tomazetti e Lorenzi, na Região Sul, ao Bairro Camobi, na Estrada de Pains, passando pelo Bairro Diácono João Luiz Pozzobon.

De acordo com o secretário de Estruturação e Regulação Urbana, engenheiro José Antônio de Azevedo Gomes, a empresa vencedora deverá fornecer material e mão de obra, entregando o anteprojeto 90 dias após a assinatura da Ordem de Serviço. Já o projeto executivo deverá ser apresentado ao final de 180 dias. O edital completo, com todos os seus anexos, pode ser consultado aqui.

“Esse tipo de empreendimento é o que move a Administração Pública, porque estabelece desafios e comprometimento. E o órgão gestor, no caso a Prefeitura, passa a fazer a efetiva atividade esperada pelos munícipes, desenvolvendo obras estruturantes e universais em benefício do bem comum”, concluiu o secretário José Antônio de Azevedo Gomes.

Fonte: Prefeitura de Santa Maria

Imagens: Prefeitura/Divulgação